Cioeste cria Agência de Desenvolvimento

imagpadrao

Nesta quarta-feira (23) aconteceu na Associação Comercial de Carapicuíba, reunião entre o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) e membros do Fórum de Desenvolvimento Regional. O prefeito Sergio Ribeiro, presidente do Consórcio, recebeu os convidados Eduardo Camargo e Sérgio Ribeiro, da empresa CCR Via Oeste, além de representantes da Caixa Econômica Federal de Carapicuíba, Jandira e Cotia.

O tema principal do encontro foi a assinatura do protocolo de criação da Agência de Desenvolvimento Oeste, que será o elo entre o Fórum e o Consórcio. Pela oportunidade da participação de representantes da CCR Via Oeste, o tema mobilidade urbana também entrou na pauta de debate. Criado em novembro de 2013, o Fórum reúne membros de diversos setores da sociedade tendo por objetivo debater e sugerir propostas para o Consórcio. O tema mobilidade urbana também discutido, aproveitando a participação dos membros da CCR Via Oeste.

O prefeito Sergio Ribeiro falou sobre as possibilidades que se abrem aos municípios participantes do Consórcio com atos efetivados em parceria. Entre essas ações estão a criação de um Consórcio de Cultura, composta pelos secretários de cultura dos oito municípios, e o projeto para criação o Fórum de Defesa da Mulher, incluindo a implantação de duas casas abrigo. Também esta sendo estudada a criação de uma Escola de Governo, nos moldes da que já existe em Carapicuíba, para aprimoramento dos servidores das oito cidades.

Desenvolvimento econômico, regional e urbano, infraestrutura, saúde, educação, cultura e esportes, inclusão social, direitos humanos, gestão ambiental, segurança pública e fortalecimento institucional são os temas que norteiam a atuação do Cioeste, que é formado por Carapicuíba, Cotia, Barueri, Osasco, Jandira, Pirapora, Itapevi e Santana de Parnaíba. As oitos cidades juntas correspondem a 2,23% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, possuem uma área de quase 1 mil Km² e concentram a população aproximada de 2 milhões de habitantes.

Fonte: Cioeste cria Agência de Desenvolvimento – cotiatododia http://www.cotiatododia.com.br/cioeste-cria-agencia-de-desenvolvimento/