Cioeste recebe convite para compor comitê diretivo do LEDS LAC

29545079590_8cae8d05d6_k

Rede internacional promove estratégias de desenvolvimento sustentável. Foto: Reprodução/Flickr.

O Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) foi contemplado com o convite para fazer parte do comitê diretivo do LEDS LAC, rede internacional de organizações multilaterais, governos e agências que trabalham na promoção de estratégias de desenvolvimento econômico e social com baixas emissões de gases de efeito estufa na América Latina e no Caribe.

Espaço de encontro para representantes de governos, agências de cooperação, organizações não-governamentais, universidades e setores privados, o LEDS LAC facilita o avanço destas estratégias de diferentes formas, programas, projetos e cooperações.

Alguns exemplos são a abertura de oportunidades de coordenação, colaboração e sinergia entre redes; o desenvolvimento e reforço de métodos de promoção de capacitação, intercâmbios internacionais e a sistematização e disseminação de informações, ferramentas e recursos para que as estratégias de baixa emissão de gases de efeito estufa sejam implementadas enquanto planejamento e gestão publica.

Deste modo, o LEDS LAC articula diversas equipes de países, institutos técnicos e organizações internacionais para agregar valor a iniciativas ligadas a estratégias de desenvolvimento, com a utilização de abordagens técnicas e recursos inovadores.

Além da adesão recente do Cioeste, o comitê diretivo da rede é formado por órgãos como o Banco Mundial, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP), a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (ECLAC) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O convite direcionado ao Cioeste tornou o consórcio intermunicipal a primeira representação municipal (e subnacional) a compor o comitê diretivo do LEDS LAC, o que por si já representa reconhecimento inédito e um modelo inédito de governança publica.

Acompanhe o trabalho da rede!