Cioeste segue adiante em acordo de cooperação com a Rede Mercocidades

17308770_444577912550174_5795107249483957209_n

Durante a última semana, a equipe do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) esteve em Montevidéu, no Uruguai, acompanhando a reunião de coordenação dos grupos de trabalho da Rede Mercocidades, e em Córdoba, na Argentina, onde foram firmados protocolos piloto de intenção para o fomento de negócios entre cidades da rede, protagonizados por Santana de Parnaíba.

O Cioeste foi recebido na embaixada brasileira de Montevidéu, que disponibilizou a assessoria da Secom (Secretaria de Promoção Comercial) para apoiar o consórcio e o município de Santana de Parnaíba na missão e facilitar a agenda local.

Deste modo, foi possível a realização de uma reunião com a agência Uruguay XXI, cuja atuação tem como finalidade fomentar negócios e promover o crescimento de exportações no Uruguai, a fim de alçar a economia do país a nível internacional. Como resultado, a agência uruguaia fará sua primeira visita à região do Cioeste no próximo dia 6 de abril.

Ainda na mesma missão, o Cioeste esteve na Argentina e participou de reunião no Consulado Geral do Brasil em Córdoba. Por intermédio do consulado, o consórcio foi recebido pela agência ProCórdoba, que trabalha com o objetivo de consolidar a base de exportação da cidade argentina, garantindo o crescimento sustentável das empresas e produtos locais nos mercados internacionais, iniciando também o processo de avaliação de uma agenda para missões de fomento de negócios entre as regiões brasileira e argentina.

Já em reunião com o prefeito de Córdoba e sua equipe, a partir da expressão de interesse local em avaliar a constituição de um consórcio intermunicipal em sua região metropolitana (que tem características semelhantes de população e desenvolvimento econômico às apresentadas pela região oeste paulista), ficou também acordada a cooperação do Cioeste com aquela administração municipal, além do início de um calendário de missões para fomento de negócios, a fim de catalisar o desenvolvimento econômico das regiões.