Município do Cioeste se destaca em índice nacional de gestão pública

santana

Um levantamento da Câmara de Gestão Pública (CGP), do Conselho Federal de Administração (CFA), destacou um dos municípios que integra o Cioeste por sua governança municipal. Levando em consideração variáveis como qualidade fiscal, qualidade de gestão e desempenho, o município de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, ocupa a segunda posição no top 30 do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA). O indicador apresenta abrangência nacional.

São Paulo foi o Estado com maior destaque no ranking, com 12 municípios entre os 30 melhores; em seguida, aparece Santa Catarina, com sete cidades em evidência. A finalidade do indicador consiste em estimular a promoção de melhorias e ajustes na gestão dos municípios, nas palavras do presidente do CFA, Sebastião Luiz de Mello. Ele considera que o levantamento pode auxiliar prefeitos recém-eleitos na elaboração de políticas públicas.

O município paulista de Ilhabela ocupa a primeira posição no ranking, enquanto o terceiro lugar destaca a governança municipal de Bombinhas, em Santa Catarina. A economia destas cidades – que concentram 32.197 e 14.312 habitantes, respectivamente, segundo dados do IBGE – encontra no turismo o seu principal alicerce.

Os desafios apresentados pelo município do Cioeste no que diz respeito à gestão pública são diferentes dos encontrados nestas duas cidades. Isso porque Santana de Parnaíba – que ocupa o segundo lugar no levantamento – possui uma população maior, de 126.574 habitantes, e tem se mostrado um polo comercial interessante para investidores.

A prefeitura local, por meio de suas secretarias, vem reunindo esforços desde 2014 para ajudar empreendedores que desejam se instalar na cidade. Além disso, nos últimos anos, incentivos ficais foram concedidos a empresas de segmentos estratégicos, como o de tecnologia, a fim de impulsionar o desenvolvimento econômico do município e, consequentemente, da região do Cioeste.

Realização do estudo

Para a realização do estudo, foram avaliados índices já amplamente conhecidos, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal e o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). A partir da análise destes levantamentos, houve a identificação de mais de 400 variáveis. Contudo, não se encontrou nenhuma voltada para indicar a qualidade da gestão pública.

Desta forma, foram selecionadas variáveis que apresentassem alta correlação com este tema, e elas foram agrupadas em três dimensões: qualidade fiscal, qualidade da gestão e desempenho. Foi criada, então, a métrica adotada para o IGM-CFA.

Informações de variáveis diversas são consideradas no levantamento, como saúde, educação, gestão fiscal, gestão ambiental, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), habitação, vulnerabilidade social, recursos humanos, articulação institucional e planejamento urbano.

Melhores cidades para investir

Santana de Parnaíba é considerada ainda a 9ª melhor cidade para se investir no Brasil e a 5ª melhor no Estado de São Paulo, de acordo com ranking da Urban Systems de 2016. O município, localizado a 35 quilômetros da capital paulista, está situado em uma região de polos industriais e apresenta acesso às principais rodovias e aeroportos do Estado.