Com belas áreas verdes, parque em Cotia é destino para ciclistas, corredores e andarilhos

cemucam foto prefeitura

Com uma área de 500 mil metros quadrados, o Centro Municipal de Campismo (Cemucam) foi criado em 1968 para divulgar a prática e acomodar escoteiros. Hoje, quase 50 anos depois, o parque localizado no município de Cotia – que integra o Cioeste – popularizou-se tanto por suas belas trilhas para caminhada e corrida e pelas diversificadas fauna e flora que abriga quanto por apresentar um dos principais circuitos sinalizados para a prática de mountain bike no Estado de São Paulo.

Caminho atraente para ciclistas que gostam de adrenalina e não hesitam em explorar terrenos irregulares sob duas rodas, o circuito possui 7.600 metros de extensão e contorna a área do parque. O Cemucam faz parte da história do mountain bike nacional; inclusive, foi no espaço que nasceu um dos maiores eventos relacionados à modalidade no país, o MTB 12 Horas. A sinalização clara, realizada graças aos próprios ciclistas, e a trilha bem definida têm tornado popular o parque entre aqueles que praticam o esporte.

Sem título

Infraestrutura

Estacionamento, campo de futebol, paraciclos, pista de cooper, diferentes trilhas, bosque, quadra poliesportiva, quiosques com churrasqueiras, playgrounds, bebedouros, mesas e bancos fazem parte da infraestrutura de lazer do espaço. O local abriga ainda o Viveiro Harry Blossfeld, que fornece espécies para o Programa de Arborização da Prefeitura de São Paulo. Além disso, um antigo casarão com varanda coberta – que já serviu como área de acampamento para escoteiros e onde atualmente são realizados eventos – está instalado também no espaço.

Fauna e flora

Existem cerca de 120 espécies de fauna identificadas no Cemucam, entre borboletas, répteis, aves e mamíferos. A vegetação formada principalmente por remanescentes de Mata Atlântica proporciona a presença de espécies endêmicas deste bioma, assim como a de animais ameaçados de extinção, como gavião-pega-macaco, jacuaçu e araponga.

O parque abriga também aves como pica-pau, pombos silvestres, beija-flores, sabiás, sanhaçus, papagaios e periquitos. Além disso, reúne espécies dificilmente observadas, como joão-bobo e papa-lagarta. Há ainda mamíferos; entre eles, ratos silvestres, cuícas e tapitis.

Remanescentes de Mata Atlântica, bosques, gramados e eucaliptal compõem a flora do espaço. Foram registradas 256 espécies no parque, sendo que algumas delas estão ameaçadas, como pau-brasil, favinha-branca e guabiroba-do-mato.

É possível também participar de visitas monitoradas ao viveiro Harry Blossfeld.

nCfRRq9qJRsW6C8HQ4XLgivUyGX-fMwY6Tifc6cF_I4

Não deixe de visitar

O Cemucam, portanto, é um espaço com boas trilhas para caminhadas e corridas, que contam com aclives e declives, além de trechos circundados por vegetação. Aqueles que gostam de pedalar podem desfrutar do circuito de mountain bike, composto por diferentes tipos de terrenos. Reúna a família em um fim de semana e faça uma visita ao parque, que garante lazer para todas as idades e gostos.

Cemucam

Rua Mesopotâmia, s/n – Jd. Passárgada – Cotia

(Acesso pelo km 25 da Rodovia Raposo Tavares, sentido Capital)

Horário de funcionamento

Diariamente: das 7h às 18h