Pirapora do Bom Jesus mantém tradições religiosas no Corpus Christi

Corpus Christi 2017 (2)
A programação preparada pela Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus – um dos municípios que integram o Cioeste – para o feriado do Corpus Christi contará com missas, procissão, tapetes pelas ruas do centro da cidade, além de feira gastronômica. As celebrações acontecem no próximo dia 31 de maio.

A cidade se destaca durante esta data pelos belos tapetes que são confeccionados em suas ruas. A tradição de enfeitar as vias com estas peças para a passagem da procissão teve início em Ouro Preto, Minas Gerais, mas também se consolidou em Pirapora do Bom Jesus, onde toda a população se mobiliza para ajudar na decoração.

Neste ano, serão dispostos sobre as ruas 50 tapetes coloridos, confeccionados a partir de diversos materiais. Assim, haverá 650 metros de tapetes espalhados pelo município. As missas solenes acontecem às 8h, 10h e 12h, no Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus. Já a procissão começa às 16h.

Os piraporanos e visitantes poderão aproveitar ainda a Feira Gastronômica Master Chef’s.

Corpus Christi
 
O Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa e tem como finalidade celebrar o sacramento da eucaristia, que representa o corpo e o sangue de Jesus Cristo. A celebração foi instituída pelo Papa Urbano IV, no ano de 1264.

A procissão por vias públicas durante o evento atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico, que determina que o bispo diocesano deve providenciá-la onde for possível para que a veneração à eucaristia seja testemunhada publicamente.