Conheça os projetos integrados do Cioeste

Há uma série de projetos integrados em andamento no Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo). A finalidade destas iniciativas é gerar oportunidades de desenvolvimento conjunto aos municípios que fazem parte do consórcio. Atualmente, são eles Araçariguama, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

Entre as iniciativas comuns, está o sistema integrado de alerta da Defesa Civil para emergências e desastres. A proposta é criar uma rede de apoio para situações de crise e relacionadas a incidentes naturais, que poderá ser ativada com agilidade e eficiência. Os acordos com o Governo do Estado já tiveram início.

Outros projetos em andamento são a implantação de uma Casa Abrigo regional para acolher mulheres vítimas de violência doméstica; a criação de um Sistema de Destinação Regional para Resíduos da Construção Civil; a implementação de um Sistema Regional de Produção de Biodiesel; a instalação de Residências Terapêuticas; a criação de Centros de Incubação; e o desenvolvimento do Parque Tecnológico Regional.

Crescimento regional

De 2015 a 2017, as cidades que integram o Cioeste viram a sua participação no PIB nacional passar de 2,3% para 3%. A região do consórcio virou referência nacional para empresas de tecnologia da informação e gerou milhares de novos empregos, abertos em diversas áreas.

Informações: Revista do Cioeste

Sem categoria