Cotia, Itapevi, Jandira e Osasco realizam campanha gratuita de castração animal

castração animal

A castração animal é hoje um dos procedimentos cirúrgicos mais comuns realizados em clínicas veterinárias de todo o Brasil. Mas, devido a altas taxas cobradas pelo serviço em hospitais particulares, ela está longe de ser acessível a todos. Desta maneira, as prefeituras de Cotia, Itapevi, Jandira e Osasco em parceria com o Centro de Zoonoses começaram no início deste ano campanhas para moradores da região oeste interessados em castrar seus animais.

O procedimento é simples, e costuma ter uma duração média de 15 minutos em animais machos, e em fêmeas aproximadamente 40 minutos. A castração previne o aparecimento de doenças graves, como o risco do aparecimento de câncer de próstata ou de testículos em cães e gatos machos, também é constatada menor agressividade e menor vontade de marcar território neles. Já em fêmeas não se corre o risco de aparecimento de uma gravidez psicológica, assim como acaba com as chances de contrair piometra e diminui em 90% a possibilidade de câncer de mama em cachorras e entre 40% a 60% em gatas.

Locais

No município de Cotia as inscrições começaram no dia 2 de janeiro e as vagas são limitadas. Os moradores interessados devem se dirigir ao Departamento de Zoonoses, munidos de um documento com foto e comprovante de endereço. A Zoonoses fica localizada na Rua Pinhas, 165, no Jardim Sabiá. Os procedimentos de castração serão realizados na região do bairro Atalaia. A campanha tem o intuito de controlar a natalidade dos animais de forma segura. Maiores informações devem ser obtidas pelo telefone: (11) 4616-6493.

Em Jandira as inscrições irão ser abertas no dia 22 de janeiro, e o atendimento será realizado entre as 9h e o 12h, na Concha Acústica da Praça de Eventos, localizada no Centro de Jandira, e poderá ser feita até o dia 3 de fevereiro. Os cidadãos devem levar comprovante de endereço, e RG.

A cidade de Osasco e Itapevi possuem o serviço de castração permanente. Em Osasco todos os procedimentos são executados no Centro de Controle do Zoonoses (CCZ), e cada munícipe residente pode cadastrar até 3 animais, estes devem levar RG, CPF e comprovante de endereço, até o  CCZ que fica localizado na Avenida Lourenço Belloli, 1480, no bairro Parque Industrial Mazzei. Maiores informações são dadas pelos telefones: (11) 3696-9390 e (11) 3686-0135. Já na prefeitura de Itapevi o cadastro deve ser feito na Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ), situada na Avenida Professor Dimarães Antônio Sandei, 375, Cidade Saúde. O morador deve também apresentar CPF, RG e comprovante de residência. O DCZ também dispõe do serviço de vacinação antirrábica para cães e gatos. Para maiores informações ligue: (11) 4773-2785.

Sem categoria