Cioeste participa do II Fórum Global de Governos Locais

fórum global dos governos locais

O Cioeste participou entre os dias 24 e 26 de janeiro da segunda edição do Fórum Global de Governos Locais, que aconteceu em Sevilha, na Espanha. A iniciativa global que tem incentivo e apoio das Organizações e Nações Unidas (ONU), visa debater e analisar os desafios globais rumo a um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável, tanto economicamente, como ambientalmente e socialmente.

O Fórum global reuniu neste ano prefeitos e representantes de cidades de todo o mundo como de Lisboa, Paris, São Francisco, Cidade do México, Buenos Aires, Montreal, Málaga, La Pintana, Newcastle, entre outras. Na primeira edição do fórum, em 2017, participaram do evento 150 delegações de 26 países. Neste segundo encontro de 2019, contamos com a participação de cidades brasileiras de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Brasília.

Estudos comprovam que até 2050 mais de dois terços das pessoas do mundo viverão em centros urbanos. Assim, o evento busca discutir novos desafios, e os desafios globais já acordados na Agenda Urbana das Nações Unidas para 2030, que foi assinada em janeiro deste ano, e tem um foco específico para os âmbitos econômico, social e ambiental. Esta agenda de 2030 incluiu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (que você pode conferir abaixo) e as 169 metas associadas.

A cidade de Sevilha foi escolhida como sede do evento devido a celebração de 500 anos da primeira circunavegação do mundo. Um marco histórico global que marcou a cidade como porto entre a Europa e a América. A participação do Consórcio Oeste no Fórum Global reforça ainda mais a integração das cidades com os países da Europa.

Sem categoria