Cioeste lidera projeto climático entre Brasil e Argentina no programa EuroClima

O projeto “Gestão regional e local de riscos climáticos no Brasil e na Argentina” foi um dos 7 planos selecionados para participar do programa Euroclima + neste ano. A iniciativa será liderada pelo Cioeste, que ficará responsável por coordenar os objetivos entre os países.

O Euroclima + é um programa de cooperação regional entre a União Europeia e 18 países da América Latina, que tem como foco mudanças climáticas, a preservação da biodiversidade e do crescimento verde nesses locais. Ele oferece uma ampla gama de serviços especializados destinados a apoiar a implementação do Acordo de Paris. O seu objetivo é facilitar a integração de estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas nas políticas públicas e planos de desenvolvimento na região latina.

O projeto que será gerido pelo consórcio busca reduzir o impacto dos desastres climáticos nas populações mais vulneráveis da região oeste de São Paulo, e do município de Córdoba, na Argentina. O seu principal objetivo é aumentar a resiliência do clima nas áreas de intervenção, reduzindo o risco de acidentes associados com inundações e secas.

“É a primeira oportunidade estruturada para alavancar a resiliência local por meio da cooperação direta entre duas áreas que contam uma visão estratégica ampla de desenvolvimento econômico sustentável a longo prazo na América do Sul, a região das mercocidades.”, informou Francisco Maciel, secretário executivo do Cioeste. A participação do Consórcio Oeste no projeto reforça ainda mais a integração das cidades com os países da Europa.

Sem categoria