Municípios da região Cioeste promovem ações em alerta ao Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

O suicídio é um fenômeno que ocorre em todas as regiões do mundo. Estima-se que, anualmente, mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio e, a cada adulto que se suicida, pelo menos outros 20 atentam contra a própria vida. De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos, sendo que no Brasil, 11 mil pessoas tiram a própria vida por ano, fazendo do suicídio a quarta maior causa de mortes de jovens entre 15 a 29 anos, a terceira maior de causa de morte entre os homens e a oitava maior entre as mulheres nessa faixa etária. Ainda que o cenário seja tão alarmante, o suicídio pode ser evitado. Desta forma, dezenas de ações estão sendo promovidas nas cidades de Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Osasco, incentivando o combate ao suicídio. Este tipo de campanha se intensifica neste mês, aderindo ao Setembro Amarelo.

Barueri

A Secretária de Saúde de Barueri, em conjunto com a Diretoria de Saúde Mental e a Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (CABS), promovem uma programação especial para adolescentes e jovens adultos, com ações em algumas escolas do município, no Programa Forças no Esporte (Profesp) junto com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e também para o público que frequenta o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ Trilha).

Já para os adultos haverá também encontros com os trabalhadores. A programação inclui rodas de conversa, apresentações sobre acolhimento, falas disparadoras com psicólogos, dentre outras iniciativas acerca dos desafios e estratégias de cuidado e prevenção ao suicídio. Mirando a população em situação de rua, a equipe realizará ações no Parque Municipal, com a Caminhada pela Vida, Teatro de Pantomina, rodas de conversa, oficinas e grupos. Quer saber mais informações? Veja a programação completa da cidade clicando aqui.

Carapicuíba

Em Carapicuíba, a prefeitura do município por meio da Secretaria de Saúde realizará, até o final do mês, palestras e rodas de conversa nas unidades de saúde básica (UBS, USF e Casa do Adolescente). O objetivo é levar informação a todas as regiões da cidade, a fim de contribuir para o combate ao suicídio no país. Entre as informações oferecidas nas palestras estão fatores que podem levar a pensamentos suicidas, como ajudar essas pessoas, sinais e expressões que indicam tendência suicida e indicação de onde e como procurar ajuda, acesse a lista de eventos completos aqui.

Itapevi

A cidade de Itapevi, contém uma programação completa para este Setembro Amarelo, os eventos acontecem até o dia 30/9. Entre as principais ações da cidade voltadas para a campanha estão rodas de conversa no Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e na Câmara Municipal de Itapevi, palestras, exposições fotográficas, curtas-metragens e projetos. Todas as atividades estão sendo idealizadas pela Secretaria de Cultura e Juventude em conjunto com a prefeitura. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Osasco

A Prefeitura de Osasco, junto com a Secretaria de Saúde, realizará até o dia 27/9 diversas ações voltadas ao Setembro Amarelo. Na quarta-feira, 4/9, a Prefeitura promoveu a abertura oficial do mês de conscientização sobre suicídio com uma roda de conversa com profissionais do Departamento de Saúde Mental, Atenção Básica e do Pronto-Socorro Psiquiátrico, representantes da Diretoria de Ensino de Osasco, do Conselho Tutelar de Osasco, dos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAs).

O evento ocorreu das 9h às 12h, no Centro de Eventos de Professores (Cefor). Ao longo do mês, outros serviços serão realizados, incluindo prática aberta de yoga, tai chi para adolescentes, bate papo com familiares dos usuários dos CAPS, Marcha pela Vila, em parceria com o Sesc Osasco, entre outros. Quer saber mais? Você pode conferir a programação completa clicando aqui.