Em comemoração ao Outubro Rosa, municípios do Cioeste fazem programas especiais de conscientização.

A campanha do Outubro Rosa, simbolizada pelo laço rosa, surgiu no início da década de 1990 e desde então é realizada mundialmente, estimulando a participação da sociedade (população, empresas e entidades) com a intenção de alertar as mulheres sobre a importância de realizar os exames para prevenção do câncer de mama, e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. A doença quando identificada cedo pode ser tratada de maneira mais eficaz, impedindo que o tumor alcance outros órgãos, e consequentemente aumentando a chance de cura. 

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina,  unindo povos em torno dessa causa tão nobre.

Sendo assim, estão sendo feitas diversas ações nas cidades de Araçariguama, Barueri, Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba, a fim de conscientizar as mulheres sobre o assunto. 

Araçariguama

A Prefeitura de Araçariguama em conjunto com a Secretaria de Saúde está promovendo uma programação especial disponibilizando exames gratuitos de Papanicolau, que podem ser realizados nas unidades de saúde localizadas nos bairros da Terra Baixa e do Centro. Confira as datas e horários, clicando aqui.

Barueri

Para contribuir com a campanha, a Prefeitura de Barueri, através da Secretaria da Comunicação, lançou uma série de reportagens especiais contendo relatos de mulheres que tiveram câncer de mama e conseguiram vencer a doença. A série, divida em quatro episódios, aborda o importância do diagnóstico precoce e do apoio da família durante esse processo. Para mais informações sobre a transmissão, acesse o link.

Cotia

Neste mês, a cidade de Cotia conta com a contribuição da carreta do programa Mulheres de Peito para a realização de exames gratuitos de mamografia, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Toda ajuda é válida quando o assunto é a prevenção e detecção precoce de uma doença tão grave como essa, que atinge tantas mulheres. A solicitação da carreta foi feita pelo deputado federal Alexandre Frota. Acesse e confira os dias, horários e local onde a carreta estará, clicando aqui.

Itapevi

Em Itapevi, a Prefeitura, em parceria com a Secretaria do Estado de Saúde, lançou a campanha “Pode ser Rosa, Pode ser Azul” com uma série de atividades focadas na prevenção e conscientização dos cânceres de Mama e de Próstata. A iniciativa de lançar as duas campanhas simultaneamente tem como objetivo otimizar a mobilização da sociedade em um período maior de conscientização sobre os assuntos.

Entre essas ações estão: Tatuagens reparadoras para mulheres que fizeram mastectomia, caminhada de conscientização, distribuição de panfletos, exames de sangue e mamografia, além da distribuição de laços azuis e rosas e palestras.

Para mais informações sobre os eventos, clique aqui e aqui.

Osasco

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, promove diversas ações de conscientização voltadas ao Outubro Rosa até o final deste mês. A abertura da campanha aconteceu na terça-feira, dia 01/10, com duas palestras que abordaram “Conscientização para o controle do Câncer de Mama” e o “Direito das Mulheres”. Confira a programação, clicando aqui.

Santana de Parnaíba

Na cidade de Santana de Parnaíba, serão realizados exames de papanicolau para prevenção de câncer de colo do útero, aulas de ginástica e hidroginástica para proporcionar melhoria na qualidade de vida, além de palestras sobre alimentação com o objetivo de prevenir a osteoporose e o câncer de mama. Os exames podem ser realizados sem agendamento prévio. Para conferir as informações sobre os dias e locais da programação , acesse aqui.

Sem categoria