Região do Cioeste oferece ações de apoio ao Novembro Azul

 

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade, em especial, aos homens sobre a importância de cuidarem da sua saúde de maneira integral. Além do histórico familiar em relação à doença ser considerado um grande fator de risco, existem outros para se atentar também, como: raça, obesidade e sedentarismo. 

Desse modo, durante todo o mês serão realizadas inúmeras ações para alertar sobre a importância de se ter hábitos saudáveis, do diagnóstico precoce e da realização dos exames preventivos. 

Barueri

Em Barueri, o apoio a campanha Novembro Azul será ainda mais abrangente neste ano, com o mote “prevenção e cuidado com a saúde integral do homem”, a campanha destaca, além do câncer de próstata e do diabetes, males como hipertensão, obesidade, IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), Aids, tabaco, álcool e drogas, e incentiva os homens a buscarem mais as unidades de saúde, realizando acompanhamento médico periódico. Para tanto, irá realizar diversas ações em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com palestras, rodas de conversa, caminhadas e outras iniciativas de conscientização para atrair mais os homens. As unidades irão mostrar que o câncer tem cura e muitas doenças podem ser evitadas com uma readequação no estilo de vida, começando com uma alimentação balanceada, a prática de atividades físicas e visitas regulares ao médico. Para finalizar, um evento principal, intitulado “1º Encontro Municipal do Homem”, reunirá todas as secretarias no CAP (Centro de Aperfeiçoamento de Professores) no dia 26, às 10h, com uma programação que priorizará melhores abordagens para um cuidado completo à saúde masculina.

Cotia

O Município de Cotia promoveu uma programação especial em alusão ao movimento Novembro Azul, através de palestras e diversos serviços voltados para a saúde do homem. 

A ação, que está sendo organizada pela Secretaria da Saúde, tem o objetivo de realizar atendimento e passar orientações com ênfase na prevenção do câncer de próstata, além de tentar estreitar o vínculo da população masculina com o acompanhamento de saúde.

Estão previstas palestras sobre câncer de próstata, solicitação de exames laboratoriais (PSA) para homens com idade a partir de 50 anos, testes rápidos de HIV e sífilis, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, dados antropométricos, teste de acuidade visual e orientações gerais sobre a doença. Na UBS Atalaia serão realizadas ultrassonografias de próstata.                                                                                      

De acordo com a Secretaria de Saúde de Cotia, a rede de tratamento de oncologia, por ser de alta complexidade, é organizada de forma regionalizada e os casos detectados são encaminhados para Unidades de Referência da Secretaria de Estado da Saúde. Pela rede municipal é ofertado atendimento que possibilita a detecção precoce da doença, estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento. São ofertados exames clínicos, laboratoriais e radiológicos. Além de consultas com médicos clínicos, o município oferta consulta especializada com urologista, exame de ultrassonografia e dosagem do PSA (antígeno prostático específico). 

Osasco

Durante esse mês, Osasco conta com uma série de ações voltadas a saúde do homem em apoio ao Novembro Azul, sob o tema “Tenha Orgulho de Cuidar da Sua Saúde”. 

Além de várias atividades voltadas à saúde da população masculina, como palestras, orientação sobre nutrição, prevenção de doenças como diabete, hipertensão arterial e câncer de próstata, será feita a coleta de exames laboratoriais voltado a esse público nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Confira a programação completa acessando o site.

 

Sem categoria