Prefeituras da região Cioeste ampliam a oferta de oportunidades na área da Educação

Os municípios da região do Cioeste vem investindo cada vez mais na área da educação.

Para que os alunos tenham um ensino de qualidade com maiores oportunidades, as Prefeituras estão realizando diversas ações motivacionais, como: oficinas e cursos gratuitos, anúncios de inscrições para vestibulares, além de melhorias nos centros de estudo.

Araçariguama

A Prefeitura de Araçariguama, através da Secretaria da Educação, ampliou a oferta de vagas de alguns cursos e abrindo mais três novos cursos de ensino superior na UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Foi concedida uma redução de 50% no valor da taxa de inscrição a alguns alunos conforme a Lei Estadual nº 12.782.

Já, no Vestibulinho da Etec para o curso de Administração serão ofertadas 40 vagas para o período noturno. 

Para mais informações, leia a matéria completa aqui e aqui .

Barueri

A Fatec Barueri, construída pela Prefeitura de Barueri, realizou inscrições para o vestibular dos cursos superiores de tecnologia. Esses cursos têm como principal objetivo preparar o aluno para o mercado de trabalho, oferecendo disciplinas e atividades de ensino focadas nas competências necessárias para uma atuação profissional altamente qualificada. 

O Senai Barueri teve inscrições para cursos de aprendizagem industrial, visando proporcionar qualificação profissional na execução de atividades relacionadas à operação de processos industriais, seguindo normas e procedimentos técnicos. 

Além disso, estão sendo realizados cursos de Oficinas de Artes e Núcleos de Dança e Música, para todas as idades. Devido a alta procura por esses cursos, em janeiro de 2020 serão abertas as inscrições para as novas turmas.

Confira todas as matérias na íntegra, acessando o portal de notícias da Prefeitura.

Carapicuíba

Em Carapicuíba foi realizado o Aulão do Enem, proporcionando aos alunos presentes a oportunidade de tirarem suas dúvidas antes da prova. Os alunos ficaram bastante satisfeitos com a realização desse evento, pois se sentiram mais apoiados e puderam revisar todo o conteúdo através de um dia intensivo de estudos.

A Etec de Carapicuíba está oferecendo 400 vagas no vestibulinho para Ensino Médio, Técnico, Integrado e Especialização Técnica para os candidatos que realizaram suas inscrições pelo site www.vestibulinhoetec.com.br .

Itapevi

Para orientar e ajudar na preparação de jovens que pretendem ingressar em boas universidades, a Prefeitura de Itapevi, realizou a 3ª edição da Maratona do Enem, oferecendo a oportunidade dos alunos assistirem aulas preparatórias focadas em todo o conteúdo do exame, com direito a palestras, plantão de dúvidas e dois simulados.

Aconteceu também, O I Seminário Integrador de Licenciaturas e Engenharias, voltado para alunos e professores do Polo UAB Itapevi, onde é possível agregar conhecimento e troca de experiências. 

A fim de promover o hábito da leitura tantos nos alunos, como nos seus pais e responsáveis, foi realizado o 2°concurso de leituras em família, onde os estudantes precisavam publicar uma foto e um relato de leitura descrevendo a experiência desse momento. 

Foram oferecidos para os ganhadores prêmios como notebook, celular, tablet, bicicleta, ingressos de cinema e uma cesta de chocolate.

Jandira

A Prefeitura de Jandira vem promovendo ações importantes para a melhoria do ensino dos jandirenses. Entre essas ações, estão: Educação Ambiental, Simpósio de Educação Inclusiva, audiência pública sobre o Plano Municipal de Educação, além das formações dadas aos professores que promovem um ensino de boa qualidade nas escolas. 

Como resultado, o município atingiu a marca de 6.0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ultrapassando a meta prevista que era de 5.8. 

Osasco

Visando contribuir na área da Educação, a Prefeitura de Osasco inaugurou a Creche Osório Lara, que tem capacidade para atender 376 alunos. O prefeito Rogério Lins ressaltou a necessidade de as famílias terem um local adequado para deixarem seus filhos em segurança e com ensino de qualidade.Todos os presentes puderam conhecer em primeira mão as instalações da nova escola que terá 11 salas de aula, 6 solários, 2 lactários, refeitório, sanitários infantil e adulto, vestiários, playground, jardim, pátio coberto, cozinha e sala de professores e reunião. No evento de inauguração foram oferecidas diversas atividades, como aulas de danças e shows, além de animação com personagens infantis, brinquedos, pipoca e algodão-doce para as crianças. 

Santana de Parnaíba

Foi inaugurado o novo prédio da Faculdade de Tecnologia (FATEC) no município de Santana de Parnaíba, no dia 31 de Outubro. A instituição de ensino terá cursos voltados para a indústria do futuro (4.0) que visa capacitar os alunos na informatização por meio das tecnologias de informação emergentes. Para atender este mercado, contará com uma estrutura e equipamentos modernos que permitirão formar até mil alunos por ano.

Além disso, foi anunciada a construção de um novo colégio, o Imídeo Nerici ganhará uma nova sede que vai possibilitar atender alunos do ensino fundamental e suplência.          De acordo com a secretaria responsável, a nova unidade de ensino será uma das mais completas da cidade que, além de uma estrutura moderna, com direito a 20 salas de aula e novos laboratórios, contará também com uma piscina semiolímpica e um ginásio de esportes profissional, para que os alunos possam desenvolver habilidades esportivas. 

Vargem Grande Paulista

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Vargem Grande Paulista participou do 6º Congresso de Boas Práticas da Parceiros da Educação, em São Paulo, onde os profissionais da rede municipal de ensino se destacaram ao apresentar o maior número de projetos. Eles também tiveram a oportunidade de socializar com outros 7 municípios e redes de ensino envolvidos na parceria, experiências e reflexões sobre a aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A rede municipal de ensino de Vargem Grande Paulista inscreveu 30 projetos, sendo que 14 foram selecionados para apresentação no Congresso. Os projetos apresentados abordam vários temas, entre eles: reciclagem, brincadeiras inclusivas, leitura, música e arte, etc, e foram analisados por uma Banca Examinadora, que selecionou os melhores projetos levando em consideração a criatividade, impacto na aprendizagem dos alunos, atingimento dos resultados esperados e a sua replicabilidade em outras escolas públicas.

Sem categoria