Cioeste vai avaliar a implantação do trabalho que visa fortalecer a fiscalização nas cidades

O Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) apresentou nesse último dia 13, o Projeto Piloto Regional de Combate ao Descarte Irregular de Resíduos Sólidos.                                                   A ideia do projeto consiste em estabelecer uma sistemática de fiscalização integrada com foco nos resíduos da construção civil. Um grupo formado por membros da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Polícia Ambiental Militar (PAMb) e das Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB) e Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), vai dar suporte aos municípios escolhidos para o desenvolvimento das ações que consistem em treinamentos, readequação de equipes, plano de monitoramento, rotina de fiscalização remota e em campo, uso de imagem de satélite, produção de material cartográfico, além do estabelecimento de atribuições e fluxos de comunicação. A parceria do Cioeste com o CIRS, prevê também a capacitação dos colaboradores sobre legislação, novas tecnologias com enfoque nas áreas de preservação e aproveitar as experiências e projetos já existentes nos municípios participantes. Com a formalização, o CIRS aguarda agora os próximos encontros para estabelecer o cronograma, escolha das cidades e implementação do trabalho.

Fonte: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente