Atenção ao meio ambiente    

Diversos mecanismos de conservação estão sendo implantados em Cotia. A educação ambiental se tornou um dos pilares da administração, que introduziu atividades e ações nos bairros e nas escolas da rede municipal de ensino. Além disso, a cidade assinou junto à Sabesp o protocolo de intenção para adesão ao programa Córrego Limpo, para despoluição dos córregos urbanos e preservação dos recursos hídricos.

cotia2

Promover o desenvolvimento sustentável é um dos maiores desafios das cidades localizadas na região oeste da Grande São Paulo. Para Cotia, este tema exige ainda mais atenção, visto que em seu território encontra-se um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do planalto paulista, a Reserva Florestal do Morro Grande.

Ocupando aproximadamente 40% do território do município, a área tem mais de 10.000 hectares e possui dois sistemas produtores de água, o Alto e o Baixo Cotia, responsáveis pelo abastecimento de mais 400 mil pessoas da região metropolitana.

Participar de um consórcio do porte do CIOESTE é fundamental para amplificar o alcance dos projetos em andamento e criar programas inovadores que contribuem para a conservação do seu patrimônio natural.

As assembleias de prefeitos e as reuniões com secretários de Estado e com Ministros foram essenciais para que Cotia conseguisse a liberação de novas parcerias e convênios.

Visite o Portal da Prefeitura de Cotia.

É o caso, por exemplo, dos investimentos no sistema viário e do projeto de revitalização urbana, que levou melhorias de infraestrutura para mais de 40 bairros, com pavimentação, guias, sarjetas, drenagem e implantação de novas áreas de lazer.

A união com os Governos Estadual e Federal também resultou em avanços na área de planejamento urbano, que refletem em toda região. Nos últimos dois anos, a Prefeitura firmou uma parceria com o Fehidro para desenvolvimento do Plano de Macrodrenagem da Bacia do Rio Cotia e conquistou um programa habitacional que contemplará mais de 1.200 famílias com apartamentos novos.

O diálogo com os municípios vizinhos é essencial para que Cotia continue avançando. Com 323,9 km² de área territorial, a cidade demanda uma interlocução eficiente e integrada com os membros do consórcio para encontrar soluções inovadoras. A atuação junto ao CIOESTE favorece o planejamento urbano, posiciona as cidades nos novos arranjos globalizados e contribui para promover a vocação produtiva baseada na sustentabilidade.