A região oeste enquadra-se como uma das mais importantes do Brasil, movimentando mais da metade do PIB do Estado de São Paulo. Entre as cidades que a compõem, o município de Itapevi destaca-se pelo recente crescimento industrial, comercial e de serviços, apontado nos últimos doze anos.

Visite o Portal da Prefeitura de Itapevi.

No período, a arrecadação municipal saltou de R$ 112 milhões (2004) para R$ 630 milhões (2016). Na última década, mais de 100 empresas de pequeno, médio e grande porte se instalaram em Itapevi, ampliando a geração de emprego e renda.

A privilegiada localização geográfica contribuiu para a recente industrialização – o município está próximo da rodovia Castello Branco, o que demanda obras de infraestrutura urbana, as quais provêm de financiamento por parte do Ministério das Cidades com contrapartida da prefeitura. Parte dos valores destinados a elas foram obtidos a partir da atuação do CIOESTE.

Os três primeiros anos do Consórcio foram extremamente positivos, principalmente pela disposição ao diálogo de todos os administradores municipais. As conversas contribuíram para que se chegasse a um consenso em várias frentes de trabalho do desenvolvimento, da saúde, do meio ambiente e muitas outras. Desta forma, foi possível confirmar o pensamento inicial: de que o trabalho conjunto é mais forte e eficiente, além de ampliar os canais com o Estado, com a União e com os parlamentares.

Regionalmente, Itapevi se evidencia por seu setor de serviços. O comércio, um dos mais movimentados da Grande São Paulo, ganhou obras de infraestrutura que garantiram mais segurança e comodidades a todos que o frequentam.

Mensalmente, mais de 2 milhões de pessoas circulam pelas ruas do Novo Centro, que possui em torno de 300 estabelecimentos comerciais.