Lançamento Casa Abrigo

No dia 14 de dezembro o Cioeste estará lançando um projeto chamado “Casa Abrigo” uma iniciativa para proteção de mulheres que foram vitimas de violência. A iniciativa do projeto é do consórcio, integrando o projeto regional.

Para participar do evento é necessário realizar cadastro, que pode ser feito aqui

A cerimônia será realizada no Centro de Eventos Rio Negro.

Vargem Grande Paulista comemora 37 anos

CIAOESTE-POST-0711-vargemgde

A cidade de Vargem Grande Paulista completou, no dia 27/11, 37 anos de emancipação político administrativa.

Neste ano, as comemorações ficaram por conta do tradicional desfile cívico e militar realizado na Rua Serra da Mantiqueira, por onde desfilaram: escolas municipais, corpo de bombeiro, banda da guarda municipal, guarda mirim, Juventude Cívica, UNIVESP, Melhor Idade, Secretarias Municipais, Projetos Sociais do município, equipe da Espiga Dourada, grupo de Taiko, entre outras atrações.

O desfile foi aberto com a apresentação da banda da Guarda Municipal de Cotia, que entoou o hino nacional para o hasteamento das bandeiras, e à noite se comemorou o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora das Graças, com procissão e missa na Igreja da Matriz.

Veja fotos da comemoração no link: https://goo.gl/8vMePF

Santana de Parnaíba comemora seus 438 anos.

Nascida às margens do rio Tietê, durante uma expedição por Mem de Sá, em 1561, o município de Santana de Parnaíba, um dos integrantes do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo), celebra seu 438º aniversário, em 14 de novembro.
E para comemorar seu aniversário, a prefeitura de Santana de Parnaíba preparou uma ampla agenda onde moradores e visitantes podem contar com uma série de atrações, como teatro, música, oficina, premiação, missa, entre outros.
Neste ano, uma das atrações mais aguardadas pelo público é a apresentação da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba, que acontece nesta quarta-feira, 14/11.
Os eventos começam a partir de hoje, 13/11 e vão até o dia 24/11. Para saber mais informações sobre a programação completa basta clicar aqui -inseir link: http://www.santanadeparnaiba.sp.gov.br/aniversario/-.

Cioeste está presente no Websummit 2018 em Lisboa

O Web Summit 2018, maior evento de tecnologia e empreendedorismo, ocorre em Lisboa de 05 de novembro a 08 de novembro.

O Web Summit Lisboa tem em sua programação  a participação de 1.200 oradores e espera-se a presença de mais de 70.000 pessoas de mais de 170 países. Entre as presenças confirmadas para essa edição do Web Summit podemos citar  os presidentes da Samsung, Young Sohn, e da Microsoft, Brad Smith. No painel de oradores constam ainda nomes como Tim Berners-Lee, fundador da World Wide Web, Devin Wenig, CEO do eBay, Evan Williams, fundador do Twitter, Mark Schneider, CEO da Nestlé, e Gillian Tans, CEO do Booking.com. Além disso, a famosa robô Sophia tambem estará participando do evento na Altice Arena

Nesta edição o Web Summit terá três novos palcos: o “DeepTech”, no qual estará em foco o impacto de tecnologias como a computação e a nanotecnologia na indústria e na vida cotidiana, o “UnBoxed”, onde críticos de tecnologia irão analisar produtos eletrônicos, e ainda a “CryptoConf”, que debaterá assuntos como as moedas digitais.

À semelhança das edições anteriores, haverá eventos paralelos, como as ações de convívio noturnas Night Summit, no LX Factory, e as festas de final de dia Sunset Summit, no Pavilhão Portugal.

O Web Summit nasceu em 2010 na Irlanda e a partir de 2016 passou a ser realizada em Lisboa, com uma previsão inicial de ficar três anos.
Porém, em outubro deste ano, foi anunciado que o evento continuará a ser realizado em Lisboa por mais 10 anos, ou seja, até 2028.

2º edição do IOESTE – Fórum Internacional de Inovação e Tecnologia da Região Oeste Metropolitana de São Paulo

Devido ao sucesso da 1º edição do   IOESTE – Fórum Internacional de Inovação e Tecnologia da Região Oeste Metropolitana de São Paulo  realizado no dia 24 de abril de 2018, o  Consórcio Intermunicipal da Região Metropolitana de São Paulo, Cioeste, realizará sua 2º edição ainda neste ano.

Vale lembrar que o projeto trata-se de uma iniciativa pioneira para acelerar e conectar negócios, iniciativas e oportunidades. O evento envolverá grandes empresas analisando as tendências do mercado de TI; agências internacionais promovendo a internacionalização de negócios; e cases de sucesso de empresas da região.Por enquanto a lista de palestrantes ainda não foi divulgada, mas você pode realizar a sua inscrição clicando aqui

Compromisso do Cioeste com o desenvolvimento sustentável

A Primeira Carta do Cioeste sobre Gestão Municipal de Impacto foi assinada por todos os prefeitos dos municípios que integram o consórcio, acrescidos das principais lideranças da Região Metropolitana de São Paulo, e simboliza o compromisso dos dirigentes com pontos-chave para a gestão municipal, como o desenvolvimento sustentável. O texto do documento chama a atenção para a necessidade de adotar políticas públicas eficientes e ideias inovadoras para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

42607390_2290220861207371_3899694145714782208_n

Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, agenda prevista pelas Nações Unidas e seguida por diversas organizações mundiais, está a adoção de iniciativas para combater a mudança climática e suas consequências.

Neste sentido, os municípios que compõem o Cioeste comprometem-se a promover um modelo de desenvolvimento com baixa emissão de gases de efeito estufa, a partir do planejamento de ações transformadoras, entre empresas públicas e privadas, que ajudem a construir uma visão positiva do futuro, com participação dos diferentes atores sociais, políticos e econômicos presentes no território.

 

Dia Global da Ação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Hoje (25/09) é o Dia Global da Ação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um convite universal para iniciativas contra a pobreza, proteção do planeta e garantia de todas as pessoas à paz e prosperidade.

Os ODS consistem em uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. Os objetivos e metas envolvem diversos temas, como saúde, educação, sustentabilidade, crescimento econômico inclusivo, entre outros. A partir disso, diversas organizações e indivíduos de todo o mundo se unem nesta terça-feira com o intuito de aumentar a conscientização, responsabilidade e impacto em relação aos ODS.

O Cioeste possui uma série de projetos que correspondem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Clique aqui e conheça cada um deles.

Webinar: “Papel do governo local no desenvolvimento de energia solar distribuída para a região”

O Cioeste protagoniza nesta quinta-feira (20/09), a partir das 14h, um webinar gratuito sobre o papel da administração pública local na distribuição de energia solar entre os municípios que fazem parte do consórcio. O evento é resultado da assistência técnica internacional que recebemos do instituto americano Clean Energy Solutions Center (Cesc).
Marque o horário na agenda e acesse o link para assistir à transmissão completa: https://bit.ly/2NYZjba.

CIAOESTE-POST-1909 (2)

Relembre: Cioeste estabelece parceria de negócios com cidade da Polônia

O presidente do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo), Elvis Cezar, assinou no último dia 7 de maio um Memorando de Entendimento com a cidade de Bielsko-Biała, na Polônia, a fim de gerar uma plataforma de negócios entre empresários brasileiros, dos municípios que fazem parte do consórcio, e poloneses.

O encontro bilateral teve início com um encontro de autoridades na cidade europeia, onde o MoU foi celebrado para incentivar a cooperação entre as regiões.

Foto: IUC LAC
Foto: IUC LAC

Segundo o presidente do Cioeste, a parceria proporcionará para os dois lados “uma plataforma para gerar emprego, renda e receita e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

O acordo foi possível graças ao Programa Internacional de Cooperação Urbana entre países da União Europeia e da América Latina e Caribe (IUC LAC). Ele mostra mais uma vez a capacidade de articulação do Cioeste, que ampliou uma série de cooperações internacionais e acordos nos últimos anos, com a finalidade de fomentar o desenvolvimento econômico e a troca de experiências nos municípios que fazem parte do consórcio.

Relembre: Prefeita de município do Paraguai faz visita à região do Cioeste

A prefeita da cidade de Itá (Paraguai), Glória Benitez, realizou uma visita à região do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) no mês de junho, junto a uma comissão integrada também por representantes de países como Uruguai e Chile, que fazem parte da Rede Mercocidades.

A visita engloba uma iniciativa conjunta de desenvolvimento local, em que os membros da Rede – cidades dos países que compõem o Mercosul – trabalham na troca de experiências relacionadas à gestão municipal, a fim de otimizar a eficiência administrativa em todas os municípios que são membros do Mercocidades.

“Eu tive uma reunião muito importante, aqui em Parnaíba, onde tivemos contatos internacionais, graças a este projeto único em parceria com a prefeitura. Encontrei uma cidade muito organizada, muito limpa, e eu gostaria de levar alguns bons conceitos desta prefeitura para o meu município, Itá”, afirmou a prefeita Glória Benitez.

A gestora visitou empresas da região do Cioeste e esteve também na 4ª Feira de Negócios e Empregos, realizada em Santana de Parnaíba entre os dias 13 e 16 de junho.

O Cioeste atua intensamente na realização de parcerias com organismos nacionais e internacionais que contribuam com o desenvolvimento da região do consórcio, beneficiando igualmente a todas as cidades que o integram (Araçariguama, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista).