Santana de Parnaíba completa seus 439 anos com uma programação especial para a população.

Há exatamente 439 atrás, o povoado que cresceu ao redor da capela foi elevado à categoria de vila com a denominação de Santana de Parnaíba. A cidade está inserida no “triângulo da prosperidade”, região que mais cresce no estado de São Paulo. 

Além disso, é considerada o berço dos Bandeirantes, guardando um grande patrimônio histórico do Brasil.

A Prefeitura do local preparou uma série de atrações especiais para comemorar essa data. Os eventos ocorrerão até o dia 17/11 e incluem música, feira, missa, exposição, entre outros. Uma das atrações mais aguardados para este ano é a apresentação do cantor Luan Santana, que acontece nesta quinta-feira, 14/11 às 20h no Bolsão de Estacionamento. Confira mais sobre a programação completa clicando aqui .

Região do Cioeste oferece ações de apoio ao Novembro Azul

 

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade, em especial, aos homens sobre a importância de cuidarem da sua saúde de maneira integral. Além do histórico familiar em relação à doença ser considerado um grande fator de risco, existem outros para se atentar também, como: raça, obesidade e sedentarismo. 

Desse modo, durante todo o mês serão realizadas inúmeras ações para alertar sobre a importância de se ter hábitos saudáveis, do diagnóstico precoce e da realização dos exames preventivos. 

Barueri

Em Barueri, o apoio a campanha Novembro Azul será ainda mais abrangente neste ano, com o mote “prevenção e cuidado com a saúde integral do homem”, a campanha destaca, além do câncer de próstata e do diabetes, males como hipertensão, obesidade, IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), Aids, tabaco, álcool e drogas, e incentiva os homens a buscarem mais as unidades de saúde, realizando acompanhamento médico periódico. Para tanto, irá realizar diversas ações em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com palestras, rodas de conversa, caminhadas e outras iniciativas de conscientização para atrair mais os homens. As unidades irão mostrar que o câncer tem cura e muitas doenças podem ser evitadas com uma readequação no estilo de vida, começando com uma alimentação balanceada, a prática de atividades físicas e visitas regulares ao médico. Para finalizar, um evento principal, intitulado “1º Encontro Municipal do Homem”, reunirá todas as secretarias no CAP (Centro de Aperfeiçoamento de Professores) no dia 26, às 10h, com uma programação que priorizará melhores abordagens para um cuidado completo à saúde masculina.

Cotia

O Município de Cotia promoveu uma programação especial em alusão ao movimento Novembro Azul, através de palestras e diversos serviços voltados para a saúde do homem. 

A ação, que está sendo organizada pela Secretaria da Saúde, tem o objetivo de realizar atendimento e passar orientações com ênfase na prevenção do câncer de próstata, além de tentar estreitar o vínculo da população masculina com o acompanhamento de saúde.

Estão previstas palestras sobre câncer de próstata, solicitação de exames laboratoriais (PSA) para homens com idade a partir de 50 anos, testes rápidos de HIV e sífilis, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, dados antropométricos, teste de acuidade visual e orientações gerais sobre a doença. Na UBS Atalaia serão realizadas ultrassonografias de próstata.                                                                                      

De acordo com a Secretaria de Saúde de Cotia, a rede de tratamento de oncologia, por ser de alta complexidade, é organizada de forma regionalizada e os casos detectados são encaminhados para Unidades de Referência da Secretaria de Estado da Saúde. Pela rede municipal é ofertado atendimento que possibilita a detecção precoce da doença, estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento. São ofertados exames clínicos, laboratoriais e radiológicos. Além de consultas com médicos clínicos, o município oferta consulta especializada com urologista, exame de ultrassonografia e dosagem do PSA (antígeno prostático específico). 

Osasco

Durante esse mês, Osasco conta com uma série de ações voltadas a saúde do homem em apoio ao Novembro Azul, sob o tema “Tenha Orgulho de Cuidar da Sua Saúde”. 

Além de várias atividades voltadas à saúde da população masculina, como palestras, orientação sobre nutrição, prevenção de doenças como diabete, hipertensão arterial e câncer de próstata, será feita a coleta de exames laboratoriais voltado a esse público nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Confira a programação completa acessando o site.

 

Municípios de Carapicuíba, Osasco e Santana de Parnaíba investem em saúde pública através da criação de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

Carapicuíba                                                                                                                                                                                                           

A cidade de Carapicuíba está dando início a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde Cohab V que irá realizar atendimentos de clínica médica geral, psicologia, ginecologia, odontologia, acupuntura e terapia. Além disso, também será construído um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). 

O local que antes funcionava em condições precárias, agora contará com seis consultórios clínicos; três consultórios de psicologia; farmácia; três consultórios ginecológicos com sanitários adaptados; consultório de acupuntura; sala de expressões corporais e terapia; salas de medicação, curativo e vacinação, além de sala de espera com 60 lugares. Já, o CEO terá sala de emergência com oito cadeiras odontológicas, recepção com mais de 20 lugares e salas de administração. Essa nova estrutura foi projetada para oferecer conforto e atendimento de qualidade à população.

 

Osasco 

                                                                                                                                                                                                                                A Prefeitura de Osasco, em parceria com a Uninove, iniciou a construção da nova UBS Jardim Jaguaribe, antiga UBS Carolina Maria de Jesus. O novo espaço garantirá mais conforto aos usuários e está de acordo com as normas técnicas vigentes para a área da saúde.

A previsão de conclusão da obra está agendada para Dezembro deste ano. Além dessa UBS, a prefeitura realiza obras de reforma nas estruturas das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Olaria do Nino, Munhoz, Metalúrgicos, Menck, Vila Yolanda e Padroeira.

 

Santana de Parnaíba 

                                                                                                                                                                                                                              Os investimentos realizados na área da saúde pública em Santana de Parnaíba tem feito a diferença na vida da população. A fim de ampliar os atendimentos médicos, a equipe da Secretaria de Obras da prefeitura segue avançando com as construções das unidades básicas de saúde nos bairros do Sítio do Morro, Cururuquara e Refúgio dos Bandeirantes, além da ampliação da UBS Colinas da Anhanguera. 

                                                                                                                                                                                                                Para melhor atender as especialidades de clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia, psicologia e odontologia, que irão beneficiar milhares de pessoas, os ambientes terão consultórios médicos, salas de odontologia, setores de medicação, vacina, curativo e inalação. Nas unidades do Sítio do Morro e Colinas do Anhanguera já estão sendo feitos os últimos ajustes para inauguração. Já as UBS’s dos bairros Cururuquara e Refúgio dos Bandeirantes estão na fase final dos trabalhos de alvenaria, partes elétricas e hidráulica. Além disso, a prefeitura já inaugurou 9 unidades hospitalares, incluindo o Pronto Socorro Infantil, AME e a Maternidade Santa Ana, que já realizou mais de 100 partos nos primeiros meses.

Em comemoração ao Outubro Rosa, municípios do Cioeste fazem programas especiais de conscientização.

A campanha do Outubro Rosa, simbolizada pelo laço rosa, surgiu no início da década de 1990 e desde então é realizada mundialmente, estimulando a participação da sociedade (população, empresas e entidades) com a intenção de alertar as mulheres sobre a importância de realizar os exames para prevenção do câncer de mama, e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. A doença quando identificada cedo pode ser tratada de maneira mais eficaz, impedindo que o tumor alcance outros órgãos, e consequentemente aumentando a chance de cura. 

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina,  unindo povos em torno dessa causa tão nobre.

Sendo assim, estão sendo feitas diversas ações nas cidades de Araçariguama, Barueri, Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba, a fim de conscientizar as mulheres sobre o assunto. 

Araçariguama

A Prefeitura de Araçariguama em conjunto com a Secretaria de Saúde está promovendo uma programação especial disponibilizando exames gratuitos de Papanicolau, que podem ser realizados nas unidades de saúde localizadas nos bairros da Terra Baixa e do Centro. Confira as datas e horários, clicando aqui.

Barueri

Para contribuir com a campanha, a Prefeitura de Barueri, através da Secretaria da Comunicação, lançou uma série de reportagens especiais contendo relatos de mulheres que tiveram câncer de mama e conseguiram vencer a doença. A série, divida em quatro episódios, aborda o importância do diagnóstico precoce e do apoio da família durante esse processo. Para mais informações sobre a transmissão, acesse o link.

Cotia

Neste mês, a cidade de Cotia conta com a contribuição da carreta do programa Mulheres de Peito para a realização de exames gratuitos de mamografia, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Toda ajuda é válida quando o assunto é a prevenção e detecção precoce de uma doença tão grave como essa, que atinge tantas mulheres. A solicitação da carreta foi feita pelo deputado federal Alexandre Frota. Acesse e confira os dias, horários e local onde a carreta estará, clicando aqui.

Itapevi

Em Itapevi, a Prefeitura, em parceria com a Secretaria do Estado de Saúde, lançou a campanha “Pode ser Rosa, Pode ser Azul” com uma série de atividades focadas na prevenção e conscientização dos cânceres de Mama e de Próstata. A iniciativa de lançar as duas campanhas simultaneamente tem como objetivo otimizar a mobilização da sociedade em um período maior de conscientização sobre os assuntos.

Entre essas ações estão: Tatuagens reparadoras para mulheres que fizeram mastectomia, caminhada de conscientização, distribuição de panfletos, exames de sangue e mamografia, além da distribuição de laços azuis e rosas e palestras.

Para mais informações sobre os eventos, clique aqui e aqui.

Osasco

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, promove diversas ações de conscientização voltadas ao Outubro Rosa até o final deste mês. A abertura da campanha aconteceu na terça-feira, dia 01/10, com duas palestras que abordaram “Conscientização para o controle do Câncer de Mama” e o “Direito das Mulheres”. Confira a programação, clicando aqui.

Santana de Parnaíba

Na cidade de Santana de Parnaíba, serão realizados exames de papanicolau para prevenção de câncer de colo do útero, aulas de ginástica e hidroginástica para proporcionar melhoria na qualidade de vida, além de palestras sobre alimentação com o objetivo de prevenir a osteoporose e o câncer de mama. Os exames podem ser realizados sem agendamento prévio. Para conferir as informações sobre os dias e locais da programação , acesse aqui.

Ranking Connected Smart Cities

Municípios da região Cioeste estão entre as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil

Divulgado na terça-feira (17), durante a 5º edição nacional, o Ranking Connected Smart Cities aponta em seu levantamento anual Barueri, Jandira, Cotia, Santana de Parnaíba e Osasco entre as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. As 5 cidades fazem parte dos 10 integrantes do Cioeste.

O Ranking Connected Smart Cities, realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator, é o mais importante levantamento sobre as cidades brasileiras. Ele mapeia todas as cidades com mais de 50 mil habitantes (666 municípios) com o objetivo de definir os municípios mais inteligentes, humanos e sustentáveis. Desta maneira, a pesquisa é composta por 70 indicadores, tendo 11 como os principais, são eles: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

A cidade de Barueri está presente entre as primeiras 50 posições de 4 indicadores de desempenho, entre eles o “levantamento geral” das 666 cidades mensuradas, onde ocupou a 19º posição, estando a frente, inclusive, de algumas das principais capitais do país. Ocupando também a 11º colocação em “governança e economia”, medidor que leva em conta a escolaridade do prefeito, FIRJAN, escala Brasil transparente e conselhos municipais. O destaque de Barueri vai para o quesito “economia” onde ganhou o 1º lugar, esse indicador mede o PIB per capita, a renda média dos trabalhadores, o crescimento empresarial, o crescimento dos empregos formais, e empregos independentes do setor público, a taxa da empregabilidade e as receitas não oriundas de transferências.

O indicador de “tecnologia e informação” possui 3 cidades da região Cioeste em suas primeiras colocações, primeiro Barueri ocupando a 26º, Santana de Parnaíba na 42º e Osasco na 49º posição. O medidor levou em conta conexões de banda larga com mais de 34 MB, municípios com backhaul de fibra ótica, cobertura 4G, trabalhadores com ensino superior, acessos no serviço de comunicação multimídia, patentes e bolsas CNPQ.

Jandira ficou com a 13º posição em um importante indicador, “segurança” que analisou os seguintes setores da cidade: taxa de homicídios, acidentes de trânsito, despesas municipais com segurança e quantidade de policiais, guarda-civis municipais e agentes de trânsitos. Cotia foi apontada com 24º colocado no medidor “urbanismo”, esse, que levou em conta a lei sobre zoneamento ou uso e ocupação do solo, a lei sobre operação urbana consorciada, a lei de plano diretor estratégico municipal, as emissões de certidão negativa de débito e alvará no site da prefeitura, todas as vias pavimentadas e também a despesa municipal com urbanismo.

Setembro Amarelo

Municípios da região Cioeste promovem ações em alerta ao Setembro Amarelo

O suicídio é um fenômeno que ocorre em todas as regiões do mundo. Estima-se que, anualmente, mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio e, a cada adulto que se suicida, pelo menos outros 20 atentam contra a própria vida. De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos, sendo que no Brasil, 11 mil pessoas tiram a própria vida por ano, fazendo do suicídio a quarta maior causa de mortes de jovens entre 15 a 29 anos, a terceira maior de causa de morte entre os homens e a oitava maior entre as mulheres nessa faixa etária. Ainda que o cenário seja tão alarmante, o suicídio pode ser evitado. Desta forma, dezenas de ações estão sendo promovidas nas cidades de Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Osasco, incentivando o combate ao suicídio. Este tipo de campanha se intensifica neste mês, aderindo ao Setembro Amarelo.

Barueri

A Secretária de Saúde de Barueri, em conjunto com a Diretoria de Saúde Mental e a Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (CABS), promovem uma programação especial para adolescentes e jovens adultos, com ações em algumas escolas do município, no Programa Forças no Esporte (Profesp) junto com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e também para o público que frequenta o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ Trilha).

Já para os adultos haverá também encontros com os trabalhadores. A programação inclui rodas de conversa, apresentações sobre acolhimento, falas disparadoras com psicólogos, dentre outras iniciativas acerca dos desafios e estratégias de cuidado e prevenção ao suicídio. Mirando a população em situação de rua, a equipe realizará ações no Parque Municipal, com a Caminhada pela Vida, Teatro de Pantomina, rodas de conversa, oficinas e grupos. Quer saber mais informações? Veja a programação completa da cidade clicando aqui.

Carapicuíba

Em Carapicuíba, a prefeitura do município por meio da Secretaria de Saúde realizará, até o final do mês, palestras e rodas de conversa nas unidades de saúde básica (UBS, USF e Casa do Adolescente). O objetivo é levar informação a todas as regiões da cidade, a fim de contribuir para o combate ao suicídio no país. Entre as informações oferecidas nas palestras estão fatores que podem levar a pensamentos suicidas, como ajudar essas pessoas, sinais e expressões que indicam tendência suicida e indicação de onde e como procurar ajuda, acesse a lista de eventos completos aqui.

Itapevi

A cidade de Itapevi, contém uma programação completa para este Setembro Amarelo, os eventos acontecem até o dia 30/9. Entre as principais ações da cidade voltadas para a campanha estão rodas de conversa no Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e na Câmara Municipal de Itapevi, palestras, exposições fotográficas, curtas-metragens e projetos. Todas as atividades estão sendo idealizadas pela Secretaria de Cultura e Juventude em conjunto com a prefeitura. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Osasco

A Prefeitura de Osasco, junto com a Secretaria de Saúde, realizará até o dia 27/9 diversas ações voltadas ao Setembro Amarelo. Na quarta-feira, 4/9, a Prefeitura promoveu a abertura oficial do mês de conscientização sobre suicídio com uma roda de conversa com profissionais do Departamento de Saúde Mental, Atenção Básica e do Pronto-Socorro Psiquiátrico, representantes da Diretoria de Ensino de Osasco, do Conselho Tutelar de Osasco, dos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAs).

O evento ocorreu das 9h às 12h, no Centro de Eventos de Professores (Cefor). Ao longo do mês, outros serviços serão realizados, incluindo prática aberta de yoga, tai chi para adolescentes, bate papo com familiares dos usuários dos CAPS, Marcha pela Vila, em parceria com o Sesc Osasco, entre outros. Quer saber mais? Você pode conferir a programação completa clicando aqui.

Novo Centro de Diagnósticos do município de Barueri oferece 45 tipos de exames a população

Foi inaugurado na última sexta-feira (23), o novo Centro de Diagnósticos de Barueri. A cerimônia feita pela prefeitura do município, contou a presença do prefeito da cidade, Rubens Furlan, e do governador do estado de São Paulo, João Doria.

O órgão, localizado na na Vila Porto, foi instalado no antigo prédio da PUC Barueri, que passou por reforma para abrigar a unidade, e vai oferecer gratuitamente aos moradores da região mais de 45 tipos de exames, que serão implantados gradativamente conforme a chegada dos novos equipamentos já adquiridos pela prefeitura.

Com 18 mil metros quadrados de terreno, o Centro possui três pavimentos, com 260 salas distribuídas entre eles. A prefeitura prevê, que o órgão  deve realizar mais de 38.700 exames de imagens e cerca de 407 mil exames laboratoriais ao mês. O equipamento funcionará de segunda a sábado das 7h às 19h, com exceção dos exames de polissonografia, que serão realizados durante a noite, e do laboratório, que funciona 24 horas.

Dentre as principais tecnologias destacam-se a tomografia computadorizada, a ressonância magnética, o raio-X digital, o raio-X telecomandado (que mostra movimentos), densitometria óssea, mamografia digital e também com tomossíntese (tecnologia em 3D) e diversos aparelhos de ultrassonografia digitais, inclusive para exames específicos, como os da saúde da mulher e os cardiológicos.

CAPS AD

Prefeituras da região Cioeste se unem para a criação do CAPS AD Regional

Os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana (Cioeste) têm enfrentado dificuldades para realizar o tratamento de dependentes químicos de toda a região. Dessa forma, as prefeituras estudam a construção em conjunto de um centro de tratamento a estes usuários, para sanar o problema dos moradores.

A implantação do Centro de Reabilitação público, está prevista para acontecer na cidade de Araçariguama, e pretende receber os pacientes encaminhados pelos sistemas de saúde de todos os municípios que integram o consórcio, beneficiando toda a população regional.

Durante a assembleia de prefeitos do Cioeste que ocorreu na última quinta-feira (15), entre outros assuntos apresentados, foi discutido a ampliação dos leitos de internação dos hospitais da região, ações para a área de resíduos ambientais e também a importante obra do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Regional. Todas as pautas tratadas na reunião já saíram com encaminhamentos.

A realização de serviços para população em conjunto não é novidade no grupo. Desde o final do ano passado funciona a Casa Abrigo, que recebe mulheres vítimas de violência doméstica que precisam de acolhimento temporário e são encaminhadas pelos serviços sociais dos municípios. A localização da Casa Abrigo é mantida em sigilo, para garantir a segurança das mulheres e suas famílias. Ela é mantida por uma ONG e os custos são divididos entre as administrações.

O Cioeste é formado pelos municípios de Araçariguama, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista, e responde por uma região que conta com aproximadamente 3 milhões de habitantes.

Pirapora do Bom Jesus celebra seus 294 anos com programação cultural para a população

Nesta terça feira (6), o município de Pirapora do Bom Jesus, um dos 10 integrantes do Cioeste, comemora seus 294 anos de emancipação político-administrativa. A prefeitura em conjunto com a Secretaria da Cultura e outros órgãos municipais vem organizando uma programação cultural especial e gratuita para a população.

As celebrações tiveram início no último domingo de julho (25), com a Missa da Família no Santuário do Senhor Bom Jesus. A tradicional procissão de carro de boi, aconteceu no sábado (27), com a saída também em frente ao Santuário, e continuou no mesmo dia com a Carreata de São Cristóvão com o Senhor Bom Jesus e na sequência, com a missa campal com a troca do manto do padroeiro.

No sábado (27), dentro das festividades de aniversário da cidade, também ocorreu o AVIVA Pirapora, evento organizado pelo Conselho de Ministros e Pastores Evangélicos (COMPEP) e com o apoio da Prefeitura. No local foram oferecidos diversos atendimentos, entre eles pedido de segunda via de certidão, carteira profissional, OAB, Sebrae, orientação sobre a biometria eleitoral, alistamento militar, banco do Povo e RG.

Em frente ao Santuário do Senhor Bom Jesus, no sábado (04), aconteceu a apresentação dos alunos das oficinas de Ballet, Violão e Piano da Casa da Cultura. Dentro da programação dos 294 anos de Pirapora, o domingo (05) foi marcado pelo Encontro de Fé com o radialista e evangelizador Fábio Teruel.

O município de Pirapora é considerado o berço do samba paulista, dessa forma a prefeitura em conjunto com a Secretaria de Cultura, Turismo, Eventos e Comunicação fez uma programação especial para os amantes do ritmo na Casa do Samba, que você pode conferir clicando aqui.

O grande evento que marca a comemoração, é a primeira edição do Pirapora Fest, que acontece entre os dias 02 e 06 de agosto, com os artistas Yasmin Santos, Henrique e Diego, Gustavo Mioto, Fernando e Sorocaba, Turma do Pagode, Mulekagem, Alexandre e Adriano, Fernanda Salgado e muito mais no palco principal. Haverá também um palco alternativo, trio elétrico e bailão todas as noites. Verifique a programação no perfil oficial do evento clicando aqui.

Municípios de Barueri, Carapicuíba e Osasco realizam “Dia D” de vacinação contra o sarampo neste sábado (20)

As cidades de Osasco, Barueri e Carapicuíba que fazem parte das 11 cidades do Cioeste exercem neste sábado (20) o “Dia D” de vacinação contra o sarampo. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, os casos de confirmados de sarampo já somam 384 somente neste ano. A vacina que será distribuída nos municípios é a tríplice viral (SCR), que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba e é administrada por injeção subcutânea.

Em Osasco, a prefeitura instituiu como público-alvo da campanha, pessoas com idade entre 15 e 29 anos, bem como pessoas de 1 a 59 anos que ainda não tenham tomado a vacina, além de quem tenha tido contato com pessoa com suspeita ou confirmação de sarampo. A vacinação acontece das 8h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Policlínica Zona Sul.

Na cidade de Barueri, as vacinas serão aplicadas nos moradores entre 8h e 16h, em todas as UBSs, em postos volantes no Alpha Shopping e também no condomínio Morada dos Pássaros, na Aldeia da Serra. É necessário levar a caderneta de vacinação. A cidade almeja vacinar 68.297 pessoas do público prioritário, de 15 a 29 anos. As demais faixas etárias serão avaliadas mediante a apresentação da caderneta para a necessidade ou não da vacinação.

Para os carapicuibanos, a vacinação acontece em frente à Estação da CPTM de Carapicuíba e na UBS Adauto Ribeiro (Estr. da Guabiroba, 519 – Jd. Santo Estevão), das 8h às 16h. As doses serão aplicadas, das 8 às 16 horas, mediante apresentação do documento de identidade.