26 de outubro de 2017

Encontro no México reúne órgãos governamentais e atores sociais para trocas de experiências

Com o tema “Governança para um desenvolvimento resiliente e baixo em emissões: articulando agentes, setores e níveis governamentais para o avanço na implementação das NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas)”, a 6ª Oficina Regional LEDS LAC foi realizada na Cidade do México entre os dias 16 e 18 de outubro.

O Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) participou do evento – que cria um espaço para a alavancagem do desenvolvimento regional a partir da consolidação de novas alianças e parcerias -, representando os municípios que o integram (Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista).

A 6ª Oficina Regional LEDS LAC, que está inserida no âmbito da 2ª Semana do Clima da América Latina e do Caribe, teve sua programação organizada de modo a priorizar ao máximo a interação entre os participantes, favorecendo trocas de experiências, sessões de treinamentos, identificação de desafios comuns e oportunidades de colaboração.

Participaram do encontro órgãos governamentais, organizações internacionais, ONGs e outros atores sociais engajados na promoção do desenvolvimento sustentável. Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do México (SEMARNAT), pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Mudanças Climáticas (INECC) e pela Plataforma Regional LEDS LAC, o evento ofereceu também aos participantes a oportunidade de compartilhar os resultados de seus projetos regionais bem sucedidos entre si, a partir de um “Mercado de Ideias”.

A presença do Cioeste no encontro – que é ainda co-organizado pelo CAF, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e pela Parceria NDC – não só mostra o comprometimento do consórcio com a agenda climática, como também a sua abrangente atuação e capacidade de articulação junto a organismos internacionais.

Cioeste participa de fórum sobre desenvolvimento regional junto a países da América Latina e Caribe

O Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) participou na última semana do Fórum de Carbono da América Latina e do Caribe, principal conferência relacionada ao setor econômico e de mercados que privilegiam a baixa emissão de carbono na região.

Realizado entre os dias 18 e 20 de outubro na Cidade do México, o evento promoveu a conexão entre participantes interessados em negócios ligados aos cuidados com o clima e o meio ambiente.

Entre atores locais, regionais e internacionais dos setores público, privado e financeiro, o fórum latino-americano reuniu líderes políticos e intelectuais, assim como organizações, para compartilhar conhecimentos, abordar novas tendências de mercado e identificar oportunidades de negócios no cenário climático, que passa por um processo acelerado de mudanças.

A programação temática do evento inclui tópicos como finanças climáticas; preço do carbono; ações setoriais climáticas; e ações colaborativas e de liderança relacionadas à questão climática. Brasil, Argentina, México, Chile, Bolívia, Uruguai, Peru, Venezuela e diversos outros país da América Latina e do Caribe participaram do encontro.

A partir de sua participação no fórum, o Cioeste teve a chance de entrar em contato com outras instituições e atores sociais envolvidos com as questões climáticas e desenvolver novas parcerias para iniciativas de cooperação e fomento de negócios.

Neste ano, o evento foi co-organizado por instituições como Grupo Banco Mundial, Organização Latino-Americana de Energia (Olade), Associação Internacional de Comércio de Emissões (Ieta), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnud) e Bando Interamericano de Desenvolvimento (BID).