Conforme anunciado ontem (30), todo o estado de São Paulo volta a fase de controle do Plano São Paulo, a fase amarela.
Essa atualização entra em vigência a partir do dia 02 de Dezembro.
O que muda com esse cenário?
-Eventos com público em pé: Proibidos;
-Shopping centers,galerias, comércios e serviços: Ocupação máxima passa de 60% para 40% da capacidade e o horário de funcionamento passa a ser reduzido de 12 para 10 horas por dia;
-Restaurantes e bares para consumo local: Ocupação máxima passa de 60% para 40% e o horário de funcionamento será restrito a 10 horas por dia e até as 22 horas;
-Salões e Barbearias: Ocupação máxima passa de 60% para 40% da capacidade e o horário de funcionamento passa a ser reduzido de 12 para 10 horas por dia;
-Eventos, convenções e atividades: Capacidade máxima limitada de 60% para 40%, o controle de acesso é obrigatório, assim como hora e assentos marcados.
-Academias de esporte e centros de ginástica: Capacidade de ocupação máxima limitada de 60% para 40% do local e o horário reduzido de 12 para 10 horas.
De acordo com o Plano São Paulo, cinemas, teatros e museus podem permanecer abertos na fase amarela, desde que respeitem a limitação da lotação máxima, só ocupando lugares sentados com distanciamento e atendendo demais protocolos sanitários de limpeza e disponibilidade de álcool gel.
No entanto, as prefeituras têm autonomia para decidir o que e quando deve reabrir.
Na fase amarela é permitida a abertura de instituições de ensino públicas e privadas do estado. Portanto, as escolas permanecerão em funcionamento.
Lembrando que, é obrigatório o uso de máscaras em áreas públicas no Estado de São Paulo.
Além disso, é importante que a população evite aglomerações e siga rigorosamente os protocolos sanitários de cada município.
A próxima atualização de fase está prevista para o dia 04 de Janeiro.