Cioeste finaliza seu primeiro Concurso Literário com noite de premiação

Na noite da quarta-feira, 29/11, aconteceu, no auditório da sede do CIOESTE a premiação do 1º Concurso Literário CIOESTE 2023 “Beleza da Pessoa Negra” – Prêmio Amanda França. Em meio a muita emoção e uma atmosfera cultural fortalecida por presenças marcantes das 12 cidades que constituem o Consórcio de Municípios, o evento premiou 14 escritores divididos entre as categorias Infantil, Adolescente, Adulto e Idoso, com prêmios de R$5mil para os primeiros lugares de cada categoria, R$3mil para os segundos colocados e R$2mil para os colocados na terceira classificação. A análise dos textos foi feita por um júri do CIOESTE e a iniciativa foi concebida pelo Grupo de Trabalho de Igualdade da entidade, que contém integrantes de todas as cidades do bloco.
Durante o início do evento, o cantor Nei Silva entoou canções que expressavam a riqueza da cultura e a resistência do povo negro, enquanto os convidados chegavam e desfrutavam de um delicioso coquetel. Em outro momento cultural, as Rendeiras de Carapicuíba se apresentaram rendando e cantando cantigas milenares que o grupo coleta por todas as regiões brasileiras. As mulheres, que desenvolvem trabalho na Casa das Rendeiras, localizada na Aldeia de Carapicuíba, ensinam seu ofício às pessoas da comunidade e preservam a tradição da renda renascença, altamente valorizada no mercado. O cantar enquanto se trabalha é uma marca das rendeiras.
Compuseram a mesa diretora do trabalho os secretários municipais Evaldo Almeida (Cultura e Turismo de Carapicuíba), Paulinho Samba de Rua (Cultura de Osasco) e Deise Ventura, (Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Osasco); os representantes do CIOESTE, diretores Carlos Abrão (Programas e Projetos) e Mauro Sérgio Santos (Comunicação), e a assessora e representante do GT de Igualdade Letícia Martins, além dos patronos do evento, Ricardo Dias, jornalista, ator e escritor, e sua esposa Mercedes de Souza, atriz e literata.
Em nome do GT, Letícia falou algumas palavras emocionadas relembrando a biografia de Amanda França, coordenadora do grupo, falecida precocemente em 10/10/2023, figura marcante e altamente engajada na política da região, incansável defensora dos direitos das mulheres, negros e minorias.
Ricardo Dias também lembrou de Amanda e do apoio que deu ao lançamento de seu livro “Memória da Comunidade de Cultura Negra de Osasco”. O ator ressaltou o valor da premiação da noite. “O mais importante de tudo é que os escritores participantes se tornam testemunhas de seu tempo, cronistas e historiadores do tempo que estão vivendo, e depositários das histórias das cidades que compõem o CIOESTE”, salientou.
Mauro Santos defendeu maior representatividade para os negros e ressaltou a importância do tema do concurso “É uma caminhada longa e difícil, porém precisamos combater o racismo todos os dias. Só vamos conseguir avançar com ações iguais a essa”, disse. Referindo-se ao nome “Amanda França” que o prêmio traz, Carlos Abrão afirmou “Este é um prêmio que contém uma força que vocês não têm ideia”.

A secretária municipal Deise, de Osasco, fez menção à nobre história e legado de Amanda. “Foi uma mulher guerreira e de luta pela igualdade racial e social na cidade de Osasco”. Evaldo, de Carapicuíba, reforçou o valor do evento e parabenizou os participantes por aceitarem o desafio de inscrever seus textos, o que também fez Paulinho Samba de Rua, citando ainda a importância do Novembro Negro, mês da Consciência Negra.

Conheça a lista de vencedores:

Vencedores:
Categoria Infantil