São Roque: “Terra do Vinho”

São Roque foi fundada em 16 de agosto de 1657 por Pedro Vaz de Barros, “Vaz Guaçu – O Grande”, que deu à cidade o nome de seu santo de devoção. O fundador fixou-se com a família e cerca de 1.200 indígenas às margens dos ribeirões Carambeí e Aracaí, onde iniciou cultivos de trigo e uva. Mais tarde, imigrantes italianos e portugueses, ampliaram o cultivo de vinhedos nas encostas e morros, onde instalaram adegas e transformaram São Roque na “Terra do Vinho”.

Em 1681, Fernão Paes de Barros, irmão do fundador, fundou a Casa Grande e a Capela de Santo Antônio pela técnica de taypa de pilão. A capela, que servia como parada e pousada para bandeirantes, foi adquirida pelo escritor Mário de Andrade em 1944.

Visite o Portal da Prefeitura de São Roque.

Com ótimo clima serrano e a apenas 60 km de São Paulo, a cidade oferece opções de lazer ao ar livre com lindas paisagens e muita hospitalidade. A infraestrutura hoteleira e gastronômica são de excelente qualidade, e há ainda os campos de alcachofra, os doces típicos, o amplo comércio e os mais saborosos vinhos da região.

São Roque foi uma das primeiras cidades do país certificada pelo selo Safe Travels, concedido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo, que a coloca no mapa das cidades do mundo consideradas seguras para visitantes durante a pandemia de Covid-19.