Global Climathon Day

O Global Climathon Day aconteceu no último dia 13, onde foram divulgados os vencedores da Climathon SP, evento apoiado pelo Cioeste.

A CLIMATHON foi criada pela EIT Climate-KIC, é uma iniciativa global de eventos locais, contando em 2020 com 145 cidades e mais de 6500 pax.

O evento teve um total de 100 inscritos, cerca de 30 mentores, foram apresentados 9 projetos bem interessantes para uma banca formada por 4 jurados, envolvendo desde tecnologia de ponta até diversas soluções inovadoras.

O desafio teve como tema as seguintes dimensões:

  • Prevenção: Cuidar e Educar
  • Emergencial: Proteger e Defender
  • Sustentabilidade

Sendo assim, as equipes participantes deveriam elaborar propostas e soluções inovadoras com aderência ao tema, apelo e impacto social, aplicabilidade e potencial de escala, bem como também apelo comunitário.

Os projetos selecionados como vencedores foram os seguintes:

1º  Lugar – Circular – Equipe 4

2º Lugar – PegLev – Equipe 5

3º Lugar – Urbioma – Equipe 1

Confira quais foram os projetos apresentados por cada uma das equipes através do link.

Novembro Azul: Todos juntos na luta contra o câncer de próstata!

Novembro Azul é uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde, em relação ao câncer de próstata.

A campanha contribui para quebrar tabus, além de divulgar informações importantes sobre a doença.

Uma dos aspectos mais preocupantes sobre o câncer de próstata vai além da mortalidade. É preciso acabar com a cultura de negligência e preconceito contra os exames de prevenção.

Não deixe de se cuidar, a prevenção é a melhor forma de viver bem e evitar problemas futuros!

Cioeste apresenta: As atas Covid e recuperação econômica verde na reunião de planejamento metropolitano – Mercosul

O Encontro de Mercociudades, que aconteceu no último dia 18 de setembro, contou com a presença de autoridades e funcionários relacionados ao planejamento estratégico dos governos locais do Mercosul.

Durante o evento foram abordados os seguintes assuntos:

– Contribuições de experiências locais sobre o impacto no planejamento estratégico do COVID-19;

– Planejamento de tensão – gerenciamento de emergência;

– Projeções sobre a situação pós-pandêmica – Propostas da gestão local.

O Cioeste expôs as projeções da gestão local na pós pandemia, apresentando as atas Covid e Recuperação Econômica Verde.

Outubro Rosa: Prevenir é o melhor caminho!

O Outubro Rosa é um movimento que visa fortalecer a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama por meio de campanhas de conscientização e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama.

O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama, e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Diversas campanhas municipais, estadual e federal estão acontecendo durante esse mês sobre o tema.

Vale a pena se informar e prevenir!

Cioeste participa da semana de lançamento do Manifesto Brasil 5.0

Entre os dias 22 e 30 de Setembro, o Cioeste participa dos eventos de lançamento do Manifesto Brasil 5.0, através da Coalizão Digital Metropolitana Oeste – São Paulo.

O evento, realizado pelo Instituto MicroPower, tem como propósito consolidar os fundamentos que habilitem o Brasil a exercer o Protagonismo na Transformação Digital Global.

Juntamente com os países líderes no tema, através de uma jornada que potencialize o ciclo virtuoso do empoderamento e da produtividade da Pessoa 5.0, competitividade do Negócio 5.0, efetividade do Governo 5.0, o fomento da Economia 5.0, e a construção da Sociedade 5.0 com Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental.

A projeção é de um resultado econômico em PIB de 2,2 Bi de dólares na Região Oeste Metropolitana de São Paulo.

Segundo estudo feito pela Accenture, “Digital Disruption: The Growth Multiplier”, a economia digital representará um acréscimo de 5,7% no PIB Brasileiro estimado para 2025.

Confira o que significa cada um dos assuntos que estão sendo abordados:

-Pessoa 5.0

Sensibilizar e preparar as pessoas para atuarem como protagonistas em suas funções e em seus papéis de diretores, líderes e/ou colaboradores, para operacionalizar a inovação e a transformação digital dos processos e dos modelos do Negócio 5.0 e do Governo 5.0, com foco na qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade: econômica, social e ambiental da Sociedade 5.0.

-Negócio 5.0

Atender à jornada dos clientes, através da transformação digital dos processos e modelos de negócios, potencializando sua competitividade, local e global, capacitando a Pessoa 5.0 para o desenvolvimento de soluções que integrem as tecnologias atuais e emergentes, preservando a qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade: econômica, social e ambiental da Sociedade 5.0.

-Governo 5.0

É centrado no cidadão, visando oferecer uma jornada mais agradável e humanizada, para atender a suas expectativas, com serviços de qualidade, integrado, inteligente e consistente nos três níveis: União, Estados e Municípios, que solucione de forma proativa e preditiva suas necessidades. Que seja confiável, respeite sua liberdade e privacidade, transparente e aberto, facilitando a participação da sociedade. Além de eficaz e eficiente, através da capacitação da Pessoa 5.0, que atua como agente público nas melhores práticas e na aplicação intensiva de plataformas tecnológicas, atendendo à qualidade de vida, à inclusão e à sustentabilidade: econômica, social e ambiental, da Sociedade 5.0.

-Economia 5.0

A economia do futuro será digital e construída pela sinergia e complementaridade das realizações do Negócio 5.0 e do Governo 5.0, estimuladas pelos programas de Melhoria Contínua da Produtividade, Competitividade, Inovação e Empreendedorismo Inovador, para modernizar as empresas e melhorar o ambiente de negócios, proporcionando igualdade de oportunidades para todos, em todas as regiões do País e privilegiando a qualidade de vida, a inclusão e a sustentabilidade: econômica, social e ambiental, da Sociedade 5.0.

-Sociedade 5.0

Construir uma Sociedade mais igualitária e inclusiva, que garanta o bem-estar de todos, a partir do uso Inteligente das tecnologias para promover qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade: econômica, social e ambiental.

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – #SetembroAmarelo

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi instituído em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, por meio da adoção de estratégias pelos governos dos países.

Além disso, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente a campanha Setembro Amarelo.

A cor amarela representa a valorização da vida. Portanto, mesmo que o assunto deva ser discutido durante todo o ano, é em Setembro que o tema é reforçado e trabalhado por diversas instituições.

Segundo a OMS, o suicídio é a segunda causa mais comum de morte em pessoas com idade de 15 a 29 anos. Só no Brasil, 32 pessoas morrem por dia tirando a própria vida.

Infelizmente, o assunto ainda é tratado como um tabu. Muitos são os que evitam falar sobre o tema com medo de instigar a ideia nos outros. Contudo, um diálogo sobre o suicídio é extremamente necessário.

Divulgue a campanha entre os seus familiares e amigos e ajude a salvar vidas!

Agosto Dourado ressalta a importância do aleitamento materno

O ‘Agosto Dourado’, como é conhecido o mês da amamentação, é marcado por eventos que reforçam a importância da amamentação, tanto para mãe quanto para o bebê.                                               

A cor dourada foi escolhida em alusão à definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o leite materno: alimento padrão ouro para a saúde do bebê.                                                           

O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais. Sua superioridade orgânica o torna de melhor digestibilidade, sendo o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil. Crianças amamentadas também estão mais protegidas contra doenças infecciosas.

Dia D de vacinação contra o Sarampo

De 15/08 até 31/08, haverá a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo para o público de 6 meses a 49 anos de idade. 

Neste período, serão realizadas duas estratégias de vacinação:

– Vacinação Indiscriminada (independente da situação vacinal): para população de 1 ano a menores de 3 anos, e população de 15 a 49 anos de idade.

– Vacinação seletiva (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vacinal vigente): para a bebês de 6 a 11 meses,  e população de 3 a 14 anos de idade.

Pirapora do Bom Jesus – 295 anos

As celebrações pelo aniversário de 295 anos do encontro da imagem do Senhor Bom Jesus e pelo aniversário de 61 de emancipação de Pirapora do Bom Jesus já começaram. 

As atividades vão até o dia 06 de agosto, mas por motivos de segurança, neste ano a programação será inteiramente online. Confira a programação completa através do link.

Municípios integrantes do Cioeste fazem ações para arrecadação de alimentos

Em razão da pandemia do novo Coronavírus, os municípios integrantes do Cioeste estão realizando diversas ações em prol da arrecadação de alimentos para ajudar os mais necessitados.

Confira abaixo os detalhes sobre todas as ações em cada um dos municípios.

 

Barueri: 

Época de pandemia também é tempo de solidariedade. Parceiros preocupados com os mais necessitados têm demonstrado o quanto a união de todos é importante e faz a diferença. Empresas e pessoas solidárias não tem faltado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri (Sads) e ao Fundo Social de Solidariedade. Com a mesma velocidade que chegam, as doações são distribuídas. Veja maiores detalhes acessando o link.

 

Cajamar: 

Em Cajamar, mais de 30 supermercados e lojas de diversos pontos do município aderiram à Campanha Todos por Cajamar, para ajudar as famílias durante este período de pandemia. Acesse a matéria completa clicando aqui.

 

Osasco:

O Banco de Alimentos de Osasco recebeu do Carrefour na quarta-feira, a doação de 1.288 cestas básicas. Ao todo são cerca de 13 toneladas de alimentos. Os donativos serão destinados a cerca de 2.500 famílias cadastradas em programas sociais da prefeitura. O papel central do Banco de Alimentos, vinculado à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de Osasco, é garantir o complemento alimentar adequado de famílias em situação de vulnerabilidade social do município. Por essa razão, é fundamental a doação por parte de instituições privadas.
O órgão tem, entre outros parceiros, o próprio Carrefour, o iFood, a Dois Cunhados, a Ação da Cidadania e a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). 
Entre os itens doados diariamente estão frutas, verduras, legumes e alimentos não perecíveis em condições adequadas para consumo. Mensalmente, são doadas cerca de 50 toneladas de alimentos. Saiba mais informações sobre essa ação acessando o link.

 

Santana de Parnaíba:

Para auxiliar as famílias da cidade neste momento de pandemia, o Fundo Social de Solidariedade recebeu da Empresa JBS a doação de mais 3 mil cestas básicas. As doações fazem parte da campanha “Fazer o Bem Faz Bem” da JBS e serão destinadas para as famílias cadastradas nas unidades de assistência social (CRAS e NAS) do município e para as famílias que encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Confira todos os detalhes sobre a campanha clicando aqui.

 

Vargem Grande Paulista:

A fim de ajudar as famílias em vulnerabilidade social durante a pandemia e também movimentar os esportistas de Vargem Grande Paulista, o Departamento de Esporte promoveu a I Copa Solidária VGP, em que os times de futebol da cidade arrecadaram mais de 1,5 tonelada de alimentos não perecíveis.
Mais de 20 times abraçaram a iniciativa e participaram da Copa. A proposta foi arrecadar alimentos para o Fundo Social de Solidariedade Municipal e cada quilo valia um gol. A equipe do São Judas foi a campeã, com 170 quilos de alimentos arrecadados em três semanas. Leia a matéria na íntegra acessando o
link.