Pirapora comemora 292 anos com extensa programação de festejos


Integrante do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo), o município de Pirapora do Bom Jesus celebra 292 anos no dia 6 de agosto. Todavia, as comemorações de aniversário da “cidade da fé viva”, como é conhecida, começam já no final de julho.

Missas, procissão, novena, apresentações musicais e feijoada fazem parte da programação. O Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus dará início aos festejos nesta quarta-feira (26/07), com a celebração da Missa da Família. Na quinta (27/07), acontece a cerimônia de troca do manto do Senhor Bom Jesus, cuja imagem foi encontrada na cidade em 1725.

A programação segue na sexta (28/07), com o início de uma novena e, no dia seguinte (29/07), com a Caminhada do Carro de Boi, que relembra o segundo milagre identificado em Pirapora do Bom Jesus depois que a imagem do santo foi descoberta.

No dia oficial do aniversário, 6 de agosto, as comemorações da Festa do Senhor Bom Jesus têm início cedo. Missas serão celebradas no Santuário às 6h, 8h, 10h, 12h e 15h. No final da tarde, às 17h, as ruas da cidade serão ocupadas pelos fiéis que seguirão a tradicional procissão do Senhor Bom Jesus. Após a caminhada, haverá a realização de mais uma missa, às 19h30.

FESTA DA CIDADE

E não para por aí. Entre os dias 4 e 6 de agosto, shows religiosos serão realizados em frente ao Santuário do Senhor Bom Jesus. No dia 4, o Padre Sílvio Andrei se apresentará às 21h; o palco será de Antonio Cardoso no dia 5, também a partir das 21h; e, no dia 6, quem se apresenta é a Banda Vida Reluz, no mesmo horário.

As comemorações pelo aniversário da cidade são principalmente de caráter religioso por conta de o dia 6 de agosto ser também a data que celebra o encontro da imagem de Senhor Bom Jesus às margens do Rio Tietê.

Contudo, a Casa do Samba irá participar dos festejos e reabrir entre os dias 5 e 27 de agosto, quando homenageará a dona Maria Ester, piraporana de mais de 80 anos e embaixatriz do samba na cidade que faleceu neste ano.

Dona Maria Ester

Dona Maria Ester junto ao grupo Samba de Roda.

No espaço, será possível se saborear com a tradicional feijoada oferecida por lá, acompanhada de apresentações de grupos de samba diversos. As festividades na Casa do Samba serão realizadas em todos os domingos do mês de agosto.

Anos de história

Com a sua fundação oficializada em 6 de agosto de 1730, o município de Pirapora do Bom Jesus foi emancipado politicamente somente em 1958. Mas, desde que foi fundada, a cidade se tornou um destino reliogoso para inúmeros fiéis e é hoje um reduto para religiosos de diferentes partes do país.

Reúna a família e comemore o aniversário de 292 anos deste encantador município paulista.

Comments are disabled.