Na manhã da segunda-feira, 8/5, aconteceu, na sede do CIOESTE, reunião do Grupo de Trabalho (GT) das Guardas Municipais composto por comandantes e representantes de Guardas Civis Municipais de cidades da região, sob coordenação do inspetor Miguel Arcanjo Maidana, comandante da GCM de Osasco.
Durante o encontro, que contou com participação do presidente do CIOESTE e prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, do secretário executivo do Consórcio, Jorge Lapas e o diretor de Comunicação, Mauro Sérgio, foram apresentados, aos integrantes, trabalhos de apoio à segurança das cidades da região.
Foi apresentado ao grupo um serviço sobre o conceito de cercamento eletrônico e muralha digital, que promove o fechamento virtual dos municípios, com leitura de placas, além de serviços de monitoramento da malha viária e de alerta por sensores sísmicos e pluviais.
O Tenente Coronel Cardoso, comandante do 2º BPE (Batalhão de Polícia do Exército) apresentou proposta de apoio ao Consórcio, com instruções e treinamento das GCMs, pelo Exército. O comandante disponibilizou 15 vagas para reciclagem no curso “Segurança e Proteção de Autoridade”, e 20 vagas para o segmento “Técnicas de Pilotagem de Motocicletas”. Ele ainda apresentou estágios previstos, que incluem as capacitações: “Motorista Militar Batedor”, “Custódia de Presos”, “Perícia e Investigação Criminal”, “Adestramento de Cães de Detecção” e “Segurança e Proteção de Autoridades”.
Josué Ramos destacou a importância que dá, como prefeito, ao fato de sua Guarda Municipal receber treinamento do Exército, salientando ainda a valia da integração das cidades. “Nossos inimigos não têm divisas, a união de todos dificulta para o outro lado e a unificação de treinamento e orientação é fundamental”, disse, informando ainda que criou na última semana, em Vargem Grande Paulista, o Plano de Carreira da Guarda e instituiu a realização de um concurso púbico para a contratação de mais 25 guardas.
Os integrantes do GT trataram ainda sobre novas estratégias de segurança escolar para a região. O diretor Mauro Sérgio salientou a necessidade de ser realizada reunião emergencial do GT, em momentos de crises mais amplas, e propôs a criação de um protocolo para este fim.
Outro tema foi a implantação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Sinesp, que já foi feita em Osasco, e se estenderá às demais cidades da região. Trata-se de uma solução de suporte a serviços públicos emergenciais, permitindo a integração do atendimento de forças de Segurança Pública e outros órgãos (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, SAMU, PRF, Guardas Municipais, entre outros).
Trataram ainda da demanda da criação de Planos de Segurança Pública nas cidade e da definição de uma política pública de segurança para a região. Além disso trouxeram informações sobre o encontro de comandantes ocorrido em Brasília, com a participação de representantes das cidades do Consórcio. “Foi uma reunião inédita e nos sobressaímos, mostrando nossa organização”, salientou Maidana.
