Confira, a seguir, detalhes sobre as celebrações realizadas nos municípios nos dias que antecedem a Páscoa.
Pirapora do Bom Jesus
Pirapora do Bom Jesus é o ponto de chegada de milhares de fiéis durante a Semana Santa. Há, entre eles, quem percorra o trajeto até a cidade carregando cruzes – a partir do próprio esforço ou com o auxílio de amigos e familiares – que chegam a pesar 300 quilos. O fardo é transportado por grandes distâncias, de até 250 quilômetros, mas o sacrifício é justificado na chegada, com depoimentos de agradecimentos por graças alcançadas ou desejos de saúde a entes queridos.
Os peregrinos são atraídos à “Cidade da Fé Viva” por seu padroeiro, Senhor Bom Jesus. Com uma extensa programação, que tem como destaque as procissões e a Missa Campal, as celebrações em Pirapora do Bom Jesus acontecerão entre os dias 9 e 16 de abril. No decorrer do período, uma série de missas será celebrada no Santuário Diocesano Senhor Bom Jesus.
Em 2016, mais de 80 mil visitantes estiveram na cidade, de acordo com estimativas da Guarda Municipal.

Peregrinos chegam à Pirapora carregando cruzes.
Considerado o maior espetáculo ao ar livre da Paixão de Cristo no Estado de São Paulo e o segundo maior no Brasil, o “Drama da Paixão” encenado em Santana de Parnaíba chega à sua 22ª apresentação, trazendo novidades nos três dias em que será exibido: 13, 14 e 15 de abril, às 20h30. A atração acontecerá na barragem Edgard Souza, que fica às margens do Rio Tietê, no quilômetro 240 da Estrada dos Romeiros.
Com mais de duas horas de duração, o espetáculo que apresenta a trajetória de Jesus Cristo tomará forma em um espaço cênico de 15 mil metros quadrados e contará com um elenco de 100 atores e de cerca de 400 figurantes. Além disso, cem homens do exército também participarão da atração.
Neste ano, algumas novidades entraram no roteiro. A principal acontece na primeira parte do espetáculo e se refere à encenação inédita da “Sabedoria de Salomão”, passagem bíblica que aborda a história do Rei Salomão, notável por sua prosperidade, sabedoria e por seu longo reinado pacífico. A segunda parte da apresentação é voltada para a história de Jesus Cristo, e a novidade desta vez será a introdução de uma licença poética para abordar uma passagem pela infância e adolescência do salvador da humanidade.
Também terá destaque na encenação – proporcionando reflexões – um momento em que uma garota da atualidade conversará com Deus, personagem que será interpretado por um experiente ator grego de 80 anos, convidado especialmente para o papel.
Além do aproveitamento do espaço natural da barragem Edgard Souza, a montagem do ambiente cênico contará com pedras de Jerusalém e águas trazidas diretamente do Rio Jordão. A apresentação tem direção de Edimilson Andrade.
Saiba mais sobre a programação.
Itapevi
Outro município do Cioeste em que a encenação da Paixão de Cristo também se tornou uma tradição é Itapevi. Na cidade, a história de devoção será apresentada ao público nos dias 14 e 15 de abril, às 18h30, no Complexo Desportivo João Salvarani. A expectativa da organização é que 2.200 pessoas assistam ao espetáculo.
Oitenta atores da Escola Municipal de Teatro, além de membros da comunidade, atuarão nas apresentações, que terão ainda a participação de mais de 30 bailarinos da Escola Municipal Livre de Dança.
O espetáculo tem direção geral de Hélton Lima, com dramaturgia de Daniel Bernardes. Os portões do ginásio onde acontecerá a encenação serão abertos 20 minutos antes de seu início. Além disso, haverá um telão do lado de fora do local.
Carapicuíba
O município de Carapicuíba realizará a 17ª encenação da Paixão de Cristo, no Teatro de Arena, na Aldeia, nos dias 13 e 14 de abril, às 19h30. O “Drama da Paixão de Cristo” conta com elenco de 218 atores, sendo que 350 pessoas participam da produção direta ou indiretamente.
Tradição no calendário da cidade, a encenação tem seu roteiro renovado anualmente, com novos cenários e performances, a fim de que a história se mantenha original. A capacidade de público no espaço da apresentação é de até dez mil pessoas.

Carapicuíba realiza 17ª encenação da Paixão de Cristo.
Barueri
O Teatro Municipal de Barueri também receberá um belo espetáculo de Páscoa. Com direção de Dimas Campos, as apresentações de “Paixão de Cristo – Aumentai Nossa Fé” acontecerão nos dias 14 (às 20h), 15 (às 16h) e 16 de abril (às 16h e às 19h). A montagem do evento é realizada pela Juventude Católica de Barueri – são mais de 200 jovens, de todas as paróquias do município, envolvidos na produção.
A peça busca questionar o público a respeito da vivência da fé em momentos de dificuldade. Para isso, mistura teatro, dança, audiovisual, música ao vivo e interatividade com a audiência.
Osasco
Em Osasco, o espetáculo “Auto da Paixão – Via Sacra Dolorosa” será apresentado nos dias 11, 12, 13 e 14 de abril, às 20h, na Escola de Artes César Antônio Salvi, no centro da cidade. Com direção geral de Genivaldo de José, que estará também em cena, o evento terá ainda mais 17 atores que terão a missão de contar a história da crucificação e ressurreição de Jesus Cristo.