Sustentabilidade norteia ações do Cioeste

O Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste) é um bloco formado pelas cidades de Jandira, Barueri, Osasco, Santana de Parnaíba, Itapevi, Pirapora do Bom Jesus, Carapicuíba e Cotia, e tem se norteado para reduzir o impacto que a poluição tem na região e prever as consequências do aquecimento global na região.

Integrantes da comissão do Cioeste participaram, a convite do Programa de Desenvolvimento da Comunidade Econômica Europeia, de um evento internacional para estudar alternativas limpas de energia – como a missão voltada para a pesquisa da realidade do biodiesel, que aconteceu em julho, em Portugal e Inglaterra.

Isso potencializará a instalações de valorização de resíduos e de produção de biodiesel a partir de óleos alimentares usados.

Localmente o bloco está capacitando cerca de 50 funcionários para desenvolver a municipalização de licenciamento ambiental.

A ação agilizará processos de licenciamento ambiental na região, diminuindo o tempo de espera para obter documentação necessária para inicio de atividades e projetos.

Também de olho no futuro, o Cioeste recebeu esta semana representantes do Companhia Andina de Fomento para avaliar o Índice de Vulnerabilidade Climática na região e os impactos sociais e ambientais.

Com base nos resultados, o bloco poderá traçar planos para prevenir ou minimizar prejuízos locais.

Fonte: Sustentabilidade norteia ações do Cioeste | Revista Circuito http://www.revistacircuito.com/?p=16843

Comments are disabled.