Notícias
Fórum do CIOESTE debate estratégias regionais de prevenção ao suicídio e apoio à saúde mental
Por Cioeste - 13 de Novembro de 2025
Na manhã de 6/11, foi realizado o Fórum de Boas Práticas para Prevenção ao Suicídio e Automutilação, evento sediado na sede do CIOESTE e que promoveu um amplo debate sobre o tema.
Entre os palestrantes, estiveram presentes a primeira-dama de Jandira, Dra. Denilda, a gestora pública Sandra Campos e, representando o Comandante da GCM de Osasco, o CD Daniel Felipe. Também prestigiaram o encontro o secretário de Saúde de Jandira, Dr. Francisco, e a diretora de Saúde Mental de Carapicuíba, psicanalista e ortomolecular Taís Chagas, entre outros convidados. A mediação foi conduzida pelo secretário-executivo do CIOESTE, Jorge Lapas.
Durante sua participação, Sandra Campos apresentou dados e alertas relevantes, além de comentar sobre o Projeto de Lei n° 492/2025: 'Código Estadual Diego Wendell de Prevenção ao Suicídio e à Automutilação, em tramitação na Assembleia Legislativa que cria o Código Estadual de Prevenção ao Suicídio e Automutilação e propõe que a alta de pacientes vítimas de tentativa de suicídio ocorra apenas após acompanhamento psicológico e psiquiátrico familiar. Ela também destacou o Código Estadual de Prevenção ao Suicídio e medidas adotadas pela Prefeitura de Jandira voltadas à prevenção.
Segundo Sandra, “uma em cada seis pessoas já pensou em tirar a própria vida por acreditar que não havia saída, pois a dor é dilacerante — e a maioria tem menos de 25 anos. As pessoas precisam de acolhimento, e precisamos criar mecanismos que garantam esse atendimento”.
Ela alertou ainda para o impacto de fatores como o jogo do Tigrinho, apontando que o vício em apostas online tem levado à perda de empregos e agravado situações de vulnerabilidade. “Muitos jogadores permanecem horas conectados, buscando recuperar o que perderam. Outro ponto preocupante é que muitas das vítimas já sofreram abuso sexual na infância. Como gestores públicos, precisamos agir na prevenção, adotando protocolos que reduzam as tentativas de suicídio”, destacou.
O secretário-executivo Jorge Lapas reforçou a importância da iniciativa: “O CIOESTE promoveu um encontro dedicado à troca de experiências exitosas entre os municípios. Foi um evento produtivo, com propostas concretas para fortalecer as ações de prevenção”.
A primeira-dama de Jandira, Dra. Denilda, também ressaltou a relevância do momento: “Hoje foi um dia muito importante. Fico grata por poder levar informações e propostas concretas de prevenção ao suicídio”.
Já a diretora de Saúde Mental de Carapicuíba, Taís Chagas, apresentou ações desenvolvidas no município, como a Casa Prevenir e o projeto Cuidando de Quem Cuida, voltados ao acolhimento e à atenção à saúde emocional. “A vida é imediatista e simultânea. Precisamos observar os sinais com atenção”, afirmou.
Ao final, Lapas sugeriu a criação de uma campanha regional de prevenção, coordenada pelo CIOESTE, reforçando o compromisso coletivo com a valorização da vida.
Copyright © 2025 Cioeste - Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo - Todos os direitos reservados
CIOESTE reúne municípios no 1º Congresso da Integridade
CT de Turismo do CIOESTE avalia resultados da ABAV e propõe criação de roteiro regional
Prefeitos prestigiam estande do CIOESTE na Feira do Empreendedor do Sebrae-SP
Regularização fundiária é tema de palestra no CIOESTE com o corregedor-geral da Justiça de São Paulo
Câmara Técnica da Mulher do CIOESTE discute acolhimento, conferências e parcerias regionais
CIOESTE discute implantação da Agenda Jovem Paulista