Euroclima
Estudo de adaptação às mudanças climáticas para os 12 municípios do Cioeste e o município de Córdoba
O projeto "Estudo de adaptação às mudanças climáticas para os 12 municípios do Cioeste e o município de Córdoba" faz parte do programa Euroclima+, financiado pela União Europeia e executado pela AFD. O Euroclima+ é um programa destinado a 18 países latino-americanos para apoiá-los na implementação de sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC), apresentada pelos governos no âmbito da Conferência de Paris sobre Mudanças Climáticas (COP 21) em 2015.
Os beneficiários são o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste), Brasil, e o Município de Córdoba (CBA), Argentina. A implementação é realizada pelo consórcio formado pela organização DHI e pela empresa francesa Mayane.
A duração do estudo se deu no início de abril de 2023 até o final de setembro de 2024 (18 meses) e os principais objetivos e resultados foram:
- Desenvolver um estudo detalhado do risco de inundação nos territórios-piloto e desenvolver Planos de Gerenciamento de Risco de Inundação (PGRI).
- Realizar avaliações de vulnerabilidade em residências particulares e propor recomendações.
- Desenvolver padrões de uso da terra para áreas propensas a inundações, mapeamento correspondente e livro de aconselhamento.
- Pesquisar e promover boas práticas para o desenvolvimento da resiliência ao risco de seca.
O estudo foi estruturado em quatro fases:
Fase 1 - Diagnóstico institucional
Fase 2 - Riscos de inundação
Fase 3 - Análises de Vulnerabilidade
Fase 4 - Riscos de seca
A primeira fase tem como objetivo consolidar os dados existentes para evitar redundâncias. As fases 2 e 3 abordam os riscos de inundação, analisando de um lado o perigo e de outro lado a vulnerabilidade, a fim de descrever com precisão os riscos e identificar soluções de desenvolvimento. O objetivo é integrar a resiliência climática ao desenvolvimento urbano por meio de medidas de redução de vulnerabilidade, medidas de redução de risco estruturais ou soluções baseadas na natureza. A Fase 4 concentra-se na resiliência urbana aos riscos de seca onde recomendações e documentos de conscientização sobre o risco de seca são produzidos.
Espaço para as Prefeituras participantes do Estudo
Este documento propõe um planejamento para a gestão do conhecimento dos conteúdos desenvolvidos pelo projeto, bem como pelas capacitações proporcionadas, de tal modo a endereçar a comunicação, retenção, escalonamento e aprofundamento na temática da diminuição de riscos de desastres, no âmbito da adaptação climática, pelo Consórcio Intermunicipal da Região Metropolitana Oeste de São Paulo (Cioeste) e seus municípios constituintes, beneficiários deste projeto no Brasil.
Os documentos aqui apresentados estão relacionados às 04 (quatro) fases do projeto e organizados de acordo com a respectiva seção correspondente dentro de cada fase. Aqui encontram-se relatórios técnicos, diagnósticos, metodologias e planos de gestão baseados em pesquisa e levantamento de dados oficiais junto aos municípios e a órgãos estaduais e federais, bem como, dados empíricos coletados em campo.
Fase 1
1.2. Diagnóstico institucional
1.3.b. Relatório sobre a análise dos dados hidrometeorológicos existentes
Fase 2
2.1. Relatório sobre a elaboração do LiDAR
2.4. **
2.5 e 2.6 Identificação de soluções de desenvolvimento urbano para redução do risco, integração urbana e paisagística, execução de projetos preliminares (áreas densamente urbanizadas e com tendência à expansão urbana)
Anexo A
2.7 Plano de Gerenciamento de Risco de Inundação
Fase 3
3.2. **
3.3. Diagnósticos de vulnerabilidade
3.4.a. Guia para elaboração de diagnósticos de vulnerabilidade a inundações
3.4.b. Fichas de obra: Medidas para reduzir a vulnerabilidade a inundações
Fase 4
** Originalmente, estas seções não existiram dentro do projeto “Estudo de Adaptação às Mudanças Climáticas para os 12 municípios do Cioeste”, porém, relacionamos os números na listagem abaixo com esta nota explicativa a fim de evitar equívocos
Aqui encontram-se disponíveis para download os mapas, modelos digitais e arquivos utilizados pelos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) produzidos durante o estudo.
Mapa base de modelagem hidráulica das áreas piloto
Mapas Diagnóstico das Áreas Piloto
Estão disponíveis em versão digital os manuais sobre crise hídrica e guias de recomendações e de boas práticas para a gestão da água, assim como, os documentos em formato de livreto para divulgação correspondentes aos produtos relacionados à fase 04 do estudo.
Manual Prático Municipal: Crise Hídrica
Guia Prático de Soluções Para a Gestão da Água
Recursos Renováveis, Mas Desiguais e Limitados (Livreto)
Nesta seção, estão disponíveis documentos e apresentações relacionados aos cursos, oficinas e capacitações ofertados pelo projeto aos municípios do Cioeste, especialmente, àqueles contemplados com o estudo das áreas piloto.

Copyright © 2023 Cioeste - Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo - Todos os direitos reservados