Notícias
CIOESTE articula rede regional de proteção às mulheres e organiza programação para março
Por Cioeste - 26 de Fevereiro de 2026
A Câmara Técnica das Mulheres do CIOESTE se reuniu sob coordenação de Débora Lapas, secretária da Mulher e Diversidade de Osasco, com apoio das assessoras do Consórcio Kailaine de Araújo Costa e Letícia Galdino. O encontro reuniu representantes das pastas da Mulher dos municípios consorciados.
Entre os pontos discutidos esteve o monitoramento das casas de atendimento (Casa de Passagem e Casa Abrigo) vinculadas ao Consórcio, garantindo maior articulação entre os municípios.
Nas trocas realizadas, foi recorrente a necessidade de consolidar a rede de atendimento nos municípios, fortalecendo a articulação com instituições como delegacias, Defensoria Pública, Guarda Maria da Penha, OAB por Elas e outros parceiros estratégicos.
Registro digital
A maioria dos municípios do Consórcio ainda não possui sistema informatizado próprio para os atendimentos. Diante dessa realidade, a coordenadora do grupo, Débora Lapas, informou na reunião que, em diálogo com o secretário de Inovação e Tecnologia de Barueri, Jonatas Randal, o município se colocou à disposição para disponibilizar gratuitamente o sistema de Barueri às demais cidades do CIOESTE.
Doação de roupas para casas de acolhimento
Também foi definida a realização de uma campanha regional no mês de março, em meio às ações do Dia Internacional da Mulher na região. A mobilização envolverá os Fundos Sociais de Solidariedade das cidades consorciadas e contará com divulgação nas redes sociais do CIOESTE para estimular a doação de roupas destinadas às mulheres e famílias atendidas na Casa Abrigo e Casa de Passagem. Muitas chegam aos acolhimentos em situação de vulnerabilidade, acompanhadas dos filhos, havendo maior carência de peças para crianças, especialmente meninos.
Ao final, as representantes definiram ainda a realização de um painel de debate com a temática Mulher, a ser promovido pelo Consórcio no mês de março, dentro da programação do Dia Internacional da Mulher na região.
Copyright © 2025 Cioeste - Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo - Todos os direitos reservados
CIOESTE articula agenda nacional sobre Censo e inicia estudo técnico regional
CIOESTE recebe secretários do Governo de SP e reforça diálogo para demandas da região
CIOESTE reúne Câmara Técnica de Mobilidade Urbana para alinhar ações regionais de segurança viária
CIOESTE recebe delegado federal para orientar Guardas Municipais sobre porte profissional de arma e qualificação anual
CIOESTE avança em agenda regional de bem-estar animal e prepara primeiro Pet Day intermunicipal
CIOESTE articula participação no Conexidades e fortalece estratégia regional de turismo