Notícias
Câmara Técnica da Mulher do CIOESTE discute acolhimento, conferências e parcerias regionais
Por Cioeste - 26 de Setembro de 2025

O fortalecimento das políticas públicas para as mulheres foi o eixo central da reunião da Câmara Técnica da Mulher do CIOESTE, realizada na quinta feira, 25/09. O encontro foi conduzido pela coordenadora Débora Lapas (Osasco) e pela vice-coordenadora Tzvetana Inês Loureiro Tzankova (Jandira), com a participação da diretora de Programas e Projetos, Brenda Contagessi, na mesa. Representantes das Secretarias da Mulher das cidades consorciadas marcaram presença.
Entre os assuntos discutidos, ganhou destaque o funcionamento da Casa de Passagem, espaço para acolher mulheres em situação de violência. Foi reforçado que a responsabilidade sobre cada caso deve permanecer com o município de origem, garantindo atendimento qualificado e continuidade do cuidado.
A reunião também recebeu a contribuição da coordenadora do GT de Diversidade, Sílvia Mendes, que informou sobre o processo de criação de um Comitê Regional LGBTQIA+. Ela destacou a importância da união dos grupos do Consórcio para ampliar a rede de atendimento e anunciou que o GT de Diversidade irá promover uma qualificação para profissionais de saúde da região, voltada ao atendimento mais inclusivo e respeitoso ao público LGBTQIA+.
A pauta avançou ainda para o cenário nacional. Inês Tzankova trouxe um panorama da etapa estadual da Conferência de Políticas para as Mulheres, marcada por dificuldades, mas também por forte presença da região do CIOESTE. Para a Conferência Nacional, que acontece de 29/09 a 1/10, foram destacadas prioridades como saúde, segurança, ocupação de espaços públicos, independência econômica, segurança alimentar e o financiamento de políticas para as mulheres em bases sólidas, a exemplo do SUS e do SUAS.
Outro ponto relevante foi apresentado por Débora Lapas, a partir de sua participação na Câmara Técnica de Justiça e Cidadania do CIOESTE, que reuniu presidentes da OAB da região. Ali foi apresentado o Núcleo OAB por Elas, serviço de suporte jurídico e acolhimento especialmente útil em municípios que ainda não contam com Delegacia de Defesa da Mulher ou Centros de Referência.
A CT também avaliou o transporte oferecido pela Polícia Militar, em parceria com plataforma de transporte por aplicativo, para garantir deslocamento gratuito e seguro a mulheres vítimas de violência - seja até delegacias, IML, pronto-socorros ou para retirada de pertences em suas residências. O serviço foi elogiado, mas também apontado como passível de aprimoramentos.
Por fim, foi reconhecido o trabalho do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama de Barueri, que se destaca pelo acolhimento de qualidade e a construção de ações conjuntas e encontros entre mulheres em tratamento, criando espaços de apoio e partilha de experiências.

Copyright © 2025 Cioeste - Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo - Todos os direitos reservados